Universidade de Évora recebe 2nd Annual Summit do CHRC

A Universidade de Évora (UÉ) recebeu no passado dia 13 de maio, o 2nd Annual Summit do Comprehensive Health Research Center (CHRC), um encontro que reuniu membros deste centro de investigação, vindos de várias instituições de Portugal, para discutir os desafios, novos conhecimentos e colaborações desenvolvidas nas cinco linhas temáticas do CHRC.

Este encontro, que teve lugar no Auditório do Colégio do Espírito Santo, contou na sessão de abertura com a participação de Hermínia Vilar, Reitora da UÉ, Armando Raimundo, Diretor da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (ESDH), Manuel Lopes, Diretor da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus (ESESJD).

Nas suas intervenções, foi reforçada a importância deste encontro, o primeiro presencial desde a criação do centro em 2020, e do CHRC, unidade de investigação que tem como missão repensar a saúde face aos desafios do presente e do futuro, que, de acordo com Hermínia Vilar, é um objetivo alinhado com a estratégia da UÉ e com o seu investimento crescente nesta área, seja através da criação da recente ESDH, da constituição do Campus Sul e da aposta em nova oferta formativa, como é o caso da pós-graduação em Ciclos da Vida do Medicamento e do Dispositivo Médico, que começou a ser lecionado este ano.

A primeira comunicação da cimeira, intitulada “CHRC Past & Future”, ficou a cargo da Professora Helena Canhão, Coordenadora do Centro, que destacou que o CHRC é um “consórcio multidisciplinar, multi-institucional e integrado, destinado a apoiar, desenvolver e promover formação e investigação clínica, de saúde pública e de serviços de saúde” que “através de uma estratégia bem definida tem conseguido capacitar investigadores e dar-lhes as condições para produzir conhecimento e incentivar novos investigadores a fazer o mesmo”.

Durante a sua apresentação, Helena Canhão recordou que, no ano passado, o CHRC reunia um total de 314 investigadores, 62 dos quais da UÉ, tendo somado 578 publicações, participações em 122 projetos ativos (com um financiamento total de 68 milhões), e cooperado em 2 laboratórios colaborativos, 48 redes e grupos de trabalho internacionais, 29 consórcios e registado uma patente e desenvolvido um software.

A programação da cimeira incluiu ainda, no período da manhã, uma Master Class pela Professora Catarina Resende de Oliveira, e durante a tarde conferências dinamizadas pela Professora Sónia Dias, o Professor Nuno Neuparth, o Professor Julian Perelman, o Professor Manuel Lopes e as Professoras Ana Rodrigues e Marta Moreira Marques em torno das cinco linhas temáticas de atuação do CHRC: Estilos de Vida e Bem-estar, Promoção da Saúde, Inovação em Saúde, Investigação Clínica e Saúde Pública e Doenças de Alto Impacto e Mortalidade Elevada.

O evento terminou com a entrega dos prémios CHRC Research Grants 2nd EDITION – 2021, que distinguiram este ano três projectos realizados por investigadores integrados do CHRC , nomeadamente “Reforming the reform: an evidence-based financing model for the Portuguese primary care (REF2PRIM)” de Julian Perelman, vencedor do primeiro lugar, com um financiamento de 30.000€, “The effects of whole-body vibration (WBV) on the management of osteoporosis in early menopausal women” de Saba Silva e “KneeCare@Home: Home exercise-based rehabilitation program following surgical reconstruction of the anterior cruciate ligament “ de João Paulo Sousa, que em 2º e 3º lugar receberam um montante de 25.000€.

O Comprehensive Health Research Centre, é um centro de investigação multidisciplinar, classificado como excelente pela FCT, e focado na investigação, treino e inovação, nas áreas clínica, de saúde pública e serviços de saúde, que resulta da sinergia entre 26 instituições parceiras, nas quais se inclui a Universidade de Évora.

Publicado em 17.05.2022