Universidade de Évora apresenta Plano de Igualdade de Género

A sessão pública da apresentação do Plano de Igualdade de Género da Universidade de Évora, terá lugar na Sala dos Docentes, Colégio do Espírito Santo, no próximo dia 22 de março, pelas 14h30m. A sessão contará com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

A elaboração e implementação de um plano para a igualdade de género na Universidade de Évora “constitui também um desafio, tanto mais exigente quanto entronca na missão da universidade como “centro de criação, transmissão e difusão da cultura, das artes, da ciência e da tecnologia, que, através da articulação do estudo, da docência e da investigação, se integra na vida da sociedade e visa contribuir para o seu desenvolvimento” realça Ana Costa Freitas a propósito do Plano para a Igualdade de Género da Universidade de Évora.

Para a Reitora da Universidade de Évora, entre outros aspetos revelantes para a igualdade de género, realça que “a proteção dos Direitos Humanos, como o direito à educação, têm de ser salvaguardados. E, enquanto dirigente de uma Instituição de Ensino Superior, cuja missão é produzir e transmitir conhecimento, não posso deixar de sentir que temos, de alguma forma, e na medida das nossas possibilidades, que contribuir ativamente”.

No que ao ODS 5 diz respeito, foram desenvolvidas na UÉ diversas iniciativas que aproximaram a Universidade de Évora da rota de concretização da Agenda 2030 que visa alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e meninas. Desde logo, o facto de o órgão superior de governo e de representação externa da Universidade de Évora ser ocupado por uma mulher faz com que diversos membros da equipa reitoral tenham marcado presença assídua nas iniciativas da European Women Rectors Association.

Refira-se que a elaboração de um Plano de Igualdade de Género na Universidade de Évora acompanhou de perto as orientações internacionais nesta matéria, nomeadamente as elaboradas pelo EIGE - European Institute for Gender Equality. Este instituto fornece às universidades e unidades de investigação conselhos práticos e ferramentas passíveis de serem utilizadas nos diversos momentos de mudança institucional, desde o estabelecimento de um plano de igualdade de género até à avaliação do seu impacto real.

Publicado em 17.03.2022