Professora Christine Zurbach profere a sua Última Lição

Professora Catedrática da Escola de Artes, da Universidade de Évora, onde lecionou nas áreas de Estudos Teatrais, Literatura e dos Estudos de Tradução, Christine Zurbach proferiu, no dia 23 de novembro, a sua última lição, por ocasião da sua jubilação. 

A sua última lição, que decorreu no átrio do Colégio dos Leões, contou numa primeira parte com intervenções de Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, António Candeias, Vice-Reitor para a Investigação e Desenvolvimento, Ana Telles, Diretora da Escola de Artes, Paulo Simões Rodrigues, Diretor do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) e José Alberto Machado, Professor Catedrático do Departamento de História.

Nos vários testemunhos, foi destacado o seu contributo notável enquanto docente e investigadora dentro da instituição, à qual chegou em 1975. Ao longo de mais de quatro décadas, e através do seu “empenho”, “seriedade” e “escrúpulo”, participou ativamente na evolução do Departamento de Línguas e Literaturas e na construção e crescimento da Escola de Artes, sempre com um o “inexcedível rigor e empenho”.

De seguida, Christine Zurbach proferiu a sua última lição, intitulada “Do Texto e do Palco: Uma Conversa Inacabada”, título que representa para a Professora “a consciência intranquila da imperfeição do que foi feito”, e que destaca aqueles que foram os espaços de criação, centrais na sua carreira, o texto e o palco.

Na docência espraiou-se entre a literatura, a tradução e o teatro, e na investigação, dedicou-se sobretudo às áreas da tradução teatral, das poéticas teatrais, da dramaturgia e encenação e do teatro de marionetas, tendo contribuído para a avivar a presença dos regionais Bonecos de Santo Aleixo, na vida cultural da cidade e do país. A par com a docência e a investigação, manteve sempre atividade regular como tradutora e dramaturgista no âmbito da prática profissional do teatro, na edição teatral e como membro da redação da revista Adágio.

Licenciada em Lettres Moderne, pela Université de Strasbourg, em 1975, prosseguiu a sua formação com um mestrado em Literatura Francesa, que terminou no ano de 1992, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e doutorou-se, em 1997, em Literatura Comparada / Estudos de Tradução com a tese Tradução e Prática do Teatro em Portugal de 1975 a 1988

A sua ligação com a UÉ iniciou-se em 1975, onde começou enquanto especialista em literatura. No Departamento de Línguas e Literaturas, foi responsável pela criação do Mestrado em Literaturas e Poéticas Comparadas e diretora de curso de 1999 a 2001. Foi ainda responsável pela Licenciatura em Tradução, na variante Inglês/Francês e diretora do mesmo entre 2002 a 2007.

Após a criação da Escola de artes, foi Professora do Departamento de Artes Cénicas, onde lecionou nas áreas de Estudos Teatrais e dos Estudos de Tradução. Foi, Diretora do Curso de 2º ciclo em Teatro, a partir de 2008, e Diretora do CHAIA da Universidade de Évora e coordenadora da linha de Teatro, Música e Musicologia, entre 2007 e 2012. 

 

Publicado em 25.11.2021