UÉ reforça apoio no Sistema Educativo em São Tomé e Príncipe

A Universidade de Évora (UÉ) integra o "Programa de Apoio Integrado ao Sistema Educativo em São Tomé e Príncipe" (PAISE-STP), lançado oficialmente no passado dia 31 de janeiro de 2020, coordenado pelo Instituto Camões, I.P. Este novo programa de apoio conta com um orçamento na ordem dos três milhões de euros para um período de três anos.

Para além da presença da Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, participaram na cerimónia de lançamento do referido programa que irá abranger o ensino secundário e o ensino superior de São Tomé e Príncipe apostando, também por esta via, no ensino da língua portuguesa, a Ministra da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe, Julieta Rodrigues, o Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, o Administrador Executivo do Instituto Marquês Valle Flôr, Amhed Zacky, e a Vice-Diretora do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Ana Isabel Andrade, entidades parceiras do projeto.

Recorde-se que a Universidade de Évora iniciou o funcionamento de cursos de Doutoramento e Mestrados em S. Tomé e Príncipe no ano letivo de 2015/2016, visando a necessária formação e capacitação científica de quadros superiores em S. Tomé e Príncipe, atualmente a UÉ oferece quatro formações: Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Administração Escolar, Regulação e Políticas Educativas; uma Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável em Regiões Tropicais; um Mestrado em Gestão - Especialização em Recursos Humanos e ainda um Curso de Inglês.

Publicado em 03.02.2020