UÉ no top 10 do ranking de pedidos de registos de invenções

A Universidade de Évora (UÉ) situa-se no top 10 do ranking de pedidos de registos de invenções, de acordo com a informação provisória disponibilizada pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

A UÉ tem vindo a apostar copiosamente na produção de projetos de investigação científica e tecnológica, mas também na construção de infraestruturas e em equipamentos que contribuam para desenvolver um trabalho com mais rigor e com uma vertente inovadora. Assim, representa a universidade que conseguiu ter a maior subida (+166,7%) no top 10 de 2019, sendo que é detentora de 12 pedidos de registo de invenções.

O top 10 dos pedidos de registo de invenções é agora liderado por seis universidades, surgindo a primeira empresa apenas no sétimo lugar, tal como se pode constatar nos dados providenciados pelo INPI. No lugar cimeiro, detentora de 21 pedidos, está a Universidade de Coimbra, seguida pela do Minho (19), a de Aveiro e Porto empatadas no terceiro lugar, com 15 pedidos cada uma, a Universidade Nova de Lisboa (14) e, ainda, a Universidade de Évora, com 12, tal como foi referido anteriormente.

Apesar das alterações no ranking, manteve-se o ritmo de crescimento nos requerimentos de invenções, onde se incluem patentes, os modelos de utilidade, os certificados complementares de proteção e os pedidos de patente internacional em fase nacional, tendo havido um aumento anual de 4,1%, para um total de 757 pedidos.  A primeira empresa que aparece neste ranking e que ocupa a sétima posição é a Novadelta, sendo que os distritos que apresentam o maior pedido de registo de invenções são Lisboa e Porto.

Publicado em 29.01.2020