Avançar para o conteúdo principal

Ana María Moya Pellitero

Investigador (eq. Investigador Principal) (CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística)

Contrato Trabalho Funções Públicas a termo resolutivo certo

Fotografia
Doutoramento: Teoria e Historia da Arquitectura/História e Teoria da Paisagem, Cultura Urbana e Artes Visuais (Universidade Técnica de Eindhoven, Países Baixos - 2007)
Licenciatura: Arquitectura Técnica Superior (Mestrado equivalente) (Universidade Politecnica de Catalunha, Espanha - 1996)
CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística (Membro Integrado Doutorado)
Teoria da paisagem, cultura urbana e práticas artísticas;
Artes visuais e paisagem;
Transculturalidade e interdisciplinaridade artística e paisagem;
Ecologia urbana e paisagismo urbanista;
Filosofia e estética da paisagem;
Psicologia da perceição e representação da paisagem;
Artes performativas, práticas comunitárias e paisagem;
Identidade e paisagem patrimonial;
Desenho da paisagem, planificação urbana e ordenamento territorial;
Land Theatre (2023-29) é uma pesquisa em artes performativas contextuais e participativas no contexto de espaços naturais protegidos e paisagens agroalimentares em perigo de desertificação na euro-região Alentejo-Algarve-Andaluzia. A investigação visa transformar o Parque Natural do Vale do Guadiana, a Serra do Caldeirão e o Parque Natural dos Picos de Aroche em laboratórios para a salvaguarda e ressignificação do seu património paisagístico e cultural através do envolvimento e participação ativa das indústrias criativas, residentes e atores rurais. Land Theatre. Contextual and participatory performative arts for rural landscape regeneration. Three case studies in the Euroregion Alentejo-Algarve-Andalusia (2023-29). Projeto Investigação (2022.04361.CEECIND, FCT). (https://doi.org/10.54499/2022.04361.CEECIND/CP1734/CT0006).

A Paisagem Somática (2016-21) foi uma investigação que indagou sobre o património imaterial da paisagem urbana de bairros históricos multiculturais, com dois estudos de caso na Mouraria (Lisboa) e Raval (Barcelona), observando como as suas comunidades ressignificam e constroem a identidade do lugar e da paisagem a través das práticas artísticas. Esta pesquisa envolve o estudo do corpo, sua coreografia no lugar, a percepção multissensorial e as experiências vivenciais performativas por meio de uma metodologia de pesquisa participativa e de base artística com a parceria dos coletivos socioculturais ativos nos dois bairros em estudo. Desenvolveram-se seis projetos e laboratórios de arte comunitária (música, artes plásticas, dança e performance) A paisagem somática da multiculturalidade urbana. Identidades, patrimónios e turismo cultural em comunidades imigradas nos centros históricos de Lisboa e Barcelona (2016-21) (Referência: SFRH/BPD/101156/2014).(www.somaticlandscape.com).
Ana Moya é investigadora doutorada integrada no Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA), Universidade de Évora. Investigadora principal em Humanidades e Artes no âmbito do Contrato-Programa entre FCT e a U Évora (2023-29) (2022.04361.CEECIND), com o projeto Land Theatre. Coordenadora adjunta da TL2 Paisagens, Territórios e Paisagem Cultural do Laboratório Associado IN2PAST. Foi bolseira de pós-doutoramento FCT (2016-21)(SFRH/BPD/101156/2014) com o projeto A Paisagem Somática. Investigadora visitante do Grupo de Investigação em Antropologia e Práticas Artísticas, U Barcelona (ES) (2018-20). Pós-graduada em Intervenção e Gestão da Paisagem para a Dinamização do Património Natural, Cultural e Turístico pela Faculdade de Geografia, da Universidade Autónoma de Barcelona (2009). Doutorada em História e Teoria da Paisagem, Artes Audiovisuais e Cultura Urbana pelo Departamento de História e Teoria da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Eindhoven (2007), e Mestre em Arquitectura pela Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona, Universidade Politécnica de Catalunha. Foi Professora Auxiliar (2010-15) e Coordenadora da Unidade Científica de Urbanística no Mestrado em Arquitetura, ISMAT/Universidade Lusófona (2012-15), e Professora assistente no curso de mestrado internacional em arquitetura da paisagem da Faculdade de Arquitetura, Universidade Técnica de Eindhoven (2001-2006). É autora do livro “La percepción del paisaje urbano” (Madrid, Biblioteca Nueva, 2011).

Insvestigadora Doutorada Integrada Paisagem no Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA), Linha Estética da Paisagem (CHAIA, UÉ).


Coordenadora Adjunta Linha Temática TL2 - Paisagem, Territórios e Patrimónil Cultural, Laboratório Associado de Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST) (www.in2past.org)


 


 

 


http://uevora.academia.edu/AnaMoya


https://www.researchgate.net/profile/Ana_Moya_Pellitero2


https://www.cienciavitae.pt/B61D-5D30-9BCB

2022.04361.CEECIND, FCT - Investigadora principal no CHAIA - Centro de História de Arte e Investigação Artística, Contrato-Programa assinado entre FCT e a U Évora (2023-29), no âmbito do Concurso ao Estímulo ao Emprego Científico Individual - 5ª Edição. (https://doi.org/10.54499/2022.04361.CEECIND/CP1734/CT0006). 


CLT019/22/000216 - Bolsa de investigação e residência artística (Centro Cívico Drassanes, Barcelona). OSIC, Departamento de Cultura Generalitat de Catalunha (2022) - Projeto transdisciplinar de arte participativa, artes performativas e paisagem urbana, Raval, Barcelona. (www.youtube.com/@vinclesenmoviment)


CLT019/20/000154 - Bolsa de investigação e residência artística (Xamfrà, Barcelona). OSIC, Departamento de Cultura Generalitat de Catalunha (2020) - Projeto de investigação participativa de dansa, movimento e paisagem urbana, Raval, Barcelona. (www.somaticlandscapewww.youtube.com/@fragmentsilligams)


SFRH/BPD/101156/2014 - Bolsa de Pós-doutoramento da FCT, Fundos Nacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Fundo Social Europeu, Programa Operacional Capital Humano (POCH), União Europeia. (www.somaticlandscape.com)


 


 


 

101138625 / Comissão Europeia
acrónimo: AgeAgainstTheMachine
em curso até 31/12/2026


Eu Sou
Espaço onde poderá selecionar o perfil de acesso que mais se adequa à sua situação.
Candidato UÉ
Oferta Formativa, Conhecer a UÉ, Candidaturas, Apoios Sociais e Documentação Útil
Estudante UÉ
Calendário Escolar, Oportunidades a não perder, Programas de Mobilidade e Atividades Académicas
Docente e Investigador
Unidades de I&D, Notícias em Destaque, Projetos de Investigação, Atividades em desenvolvimento e Conferências
Alumni
Família UÉ, Atividades Alumni, Testemunhos, Prémios Carreira e Eventos de interesse
Empresa
Submissão de Ofertas de Estágios e Emprego, Prestação de Serviços e Eventos no âmbito empresarial
Eu Quero
Espaço onde poderá selecionar um link rápido, de uma ação que pretende realizar