PRIMÁRT_Redescoberta da ARTe Mural em Portugal: Estudo Histórico e Científico do Arquiespiscopado de Évora (1516-1615)

Cofinanciado por:
Designação do projeto | PRIMÁRT_Redescoberta da ARTe Mural em Portugal: Estudo Histórico e Científico do Arquiespiscopado de Évora (1516-1615)
Código do projecto | PTDC/CPC-EAT/4769/2012
Objetivo principal |

Região de intervenção |

Entidade beneficiária |
  • Universidade de Évora(líder)
  • Direcção Regional de Cultura do Alentejo(parceiro)
  • Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras(parceiro)
  • Universidade de Lisboa - Fundação da Faculdade de Ciências(parceiro)

Data de aprovação | 18-12-2012
Data de inicio | 03-07-2013
Data de conclusão | 30-11-2015

Custo total elegível |
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 160275.60 €

Resumo

 

Desde o primeiro quartel do século XVI até ao início do XVII, passaram por Évora os melhores mestres, portugueses e estrangeiros, aliando os valores do Renascimento, à tradição da espiritualidade cristã. A sua presença promovida pela permanência da corte na cidade, lançou bases para o desenvolvimento do saber e das artes a nível regional e nacional. Figuras como o pintor flamengo de óleo e de fresco Francisco Campos (1550-1580), o escultor francês Nicolau de Chanterenne (1470-1551) e o escritor eborense André de Resende (1500-1573) marcaram o apogeu artístico e cultural da cidade. 

Durante este período Évora foi por diversas vezes- primeiro com D. Manuel (1495-1521) e o ambiente áureo dos Descobrimentos Portugueses, depois com D. João III (1521-1557)- a capital política e cultural do reino, núcleo da diplomacia internacional, a partir da qual o monarca geria todo o império. O simbolismo universalista da cidade representou um forte ascendente mesmo durante o domínio espanhol, quando o advento do Concílio de Trento já impunha novas diretrizes à Arte, na transição para o Maneirismo contra-reformado.

O data de inicio do presente projeto coincide com a data de publicação do Cancioneiro Geral de André de Resende (1516). Esta obra literária inspirou uma das pinturas murais emblemáticas do núcleo eborense - As Casas Pintadas de Vasco da Gama (c.1520). O terminus coincide com a data de publicação (1615) do tratado Arte da Pintura de Filipe Nunes que marca o contexto artístico português na primeira metade do século dezassete.

O corpus estilístico, técnico e material dos pintores de cavalete do núcleo eborense tem sido estudado, bem como o dos artistas que trabalharam em outros núcleos que irradiaram de Évora (como Montemor-o-Novo ou Vila Viçosa). A mesma análise pretende este projeto agora realizar para os pintores murais da região (muitos deles desconhecidos), considerando que foi neste período que a pintura mural atingiu o seu máximo esplendor. Importa avaliar até que ponto artistas foram influenciados pelo ambiente cultural de Évora, executando quer composições de cariz clássico e humanista quer outras de rutura com as novidades externas.

O problema acresce quando se avaliam os aspetos técnico e material dessas pinturas. Até que ponto os pintores seguiram a prática do buon fresco, enfatizada por  teóricos de arte, como o português Francisco de Holanda após convivência com Miguel Ângelo em Roma (1541)? Teriam os artistas apreendido e reinterpretado essas diretrizes à luz da sua experiência pessoal?

Importa identificar pontos de contacto entre pintura mural e de cavalete ao nível de elementos formais e construção de composições, utilização de materiais e definição da paleta cromática, no sentido de se esclarecerem autorias. Para tal, o projeto alia dados documentais e bibliográficos aos resultados de um vasto conjunto de técnicas de análise de superfície e caracterização material.

O exame científico das pinturas torna-se fulcral, sobretudo nos casos onde não existe documentação. A ausência de pinturas assinadas ou datadas tem conduzido a atribuições baseadas em análises estilísticas, pouco credíveis, pelo que os exames científicos serão uma mais-valia. A (re)definição do corpus da pintura mural eborense, das suas oficinas e das relações com outros centros artísticos (portugueses e europeus) é uma questão de relevância acrescida para a qual o projeto contribuirá decisivamente.

O plano de investigação consiste em três abordagens:

• investigação de História e de História da Arte com recolha e avaliação de documentação, sua integração nos resultados obtidos da caracterização material e de superfície, permitindo uma análise crítica das obras de arte e sua contextualização com a mentalidade da época;

 

• análise de superfície das pinturas através do exame detalhado por fotografia visível e rasante, macrofotografia e fotografia de fluorescência de UV e IV. A metodologia adoptada permitirá recolher dados sobre as técnicas de execução e avaliar estado de conservação da paleta cromática;

 

• caracterização material conjugando técnicas de análise in-situ (espectrometria de fluorescência de raios-X in situ, espectrofotmetria no vísivel) com técnicas analíticas laboratoriais (micro-Raman, FTIR, GC-MS,) e técnicas microscópicas (microscopia de campo escuro e microscopia electrónica de varrimento) que permitem obter informação sobre os materiais pictóricos e suas possíveis origens.

 

O projeto nasce da colaboração entre o laboratório HERCULES e Departamento de História da Universidade de Évora, Departamento de História de Arte da Faculdade de Letras e Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa e Direção Regional de Cultura do Alentejo, integrando uma equipa pluridisciplinar com know how adequado para analisar os resultados e promover  a sua divulgação ao longo de três anos a nível nacional e internacional.

 


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

 

Project PRIM’ART_Portugal Rediscovering Mural ART: Historical and Scientific Study of  Evora Archiepiscopal (1516-1615)  ( website: www.hercules.uevora.pt/PRIMART)

Mural paintings were one of the most recurrent arts in the Southern Portugal and it has reached its maximum splendor in the 16th and 17th centuries. However, little is still known about the operant modus of its performers. Knowledge of the raw materials and paintings techniques used to execute wall paintings is essential in the fields of history of art and for proper conservation projects. Taking these aspects  under consideration, the  two main goals of projet PRIM’ART were:

 

-to assess the pictorial praxis in the town of Évora and  its ouskirst in the 16th and 17 th c. and to assess the extent to which the painters were influenced by the Évora’s cultural environment, performing compositions of classic and humanist nature or, in other cases, breaking up with external novelties;

 

-to obtain data about the raw materials and pictorial techniques used  to execute the mural paintings. Particularly interesting was to assess to which extent painters followed the practice of buon fresco emphasized by Art theorists, like the Portuguese Francisco de Holanda after his contact with Michelangelo in Rome (1541) or did  they  seized and reinterpreted these guidelines in light of their personal experience and taste;

 

Secondary goals

-To identify contact points between mural and easel paintings at the level of formal elements and building compositions, the use of materials and colour palette setting, in order to clarify authorship. To this end, the projet has combined a documentary and bibliographic data of the results of a wide range of techniques for surface analysis and materials characterization;

 

- the compare the historical, technical and material documentation produced with comparable data from studies on mural paintings from the same chronological period in Portugal and other European countries ( especially Italy).

 

 

 

Attribute Type Value
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