Gestão e Conservação de Recursos Naturais

Mestrado

Ano Letivo 2024/2025

Apresentação

O Mestrado em Gestão e Conservação de Recursos Naturais (MGCRN) é ministrado em conjunto pela Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (UÉ) e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA) da Universidade de Lisboa (UL). O 1º e 3º semestre decorrem no ISA (Lisboa), preferencialmente de segunda a quarta-feira, e o 2º semestre tem lugar nas instalações da UE (Évora e Sines), em regime de blocos, não exigindo aos alunos manterem uma residência fixa em Évora. O alojamento em Sines é gratuito. O MGCRN visa formar profissionais na área da conservação e gestão de recursos naturais biológicos, com um elevado nível de conhecimento dos processos e funções que caracterizam os ecossistemas. Pretende-se formar profissionais capazes de responder de forma autónoma e com capacidade preditiva a situações requerendo análise, diagnóstico e resposta justificada de intervenção, na área da gestão e conservação de recursos naturais, bem como estabelecer a ligação entre os futuros gestores de recursos naturais, e os utilizadores dos bens e serviços dos ecossistemas. Este Mestrado procura igualmente contribuir para a conservação e a gestão técnico-cientificamente corretas de populações vegetais e animais, e de ecossistemas terrestres e aquáticos, bem como promover o aproveitamento e uso sustentável dos recursos biológicos naturais, e seu restauro em situações degradação. Por fim, visa ainda contribuir para uma interação harmoniosa entre as populações humanas e os ecossistemas que estas utilizam.
Curso em Associação/Instituições Parceiras:
  • Universidade de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia
Unidade Orgânica: Escola de Ciências e Tecnologia
Duração: 4 Semestres/120 ECTS (75 obrigatórios e 0 optativos em UCS)
Língua: Português
Regime: Diurno
Áreas CNAEF:
  • Ambientes naturais e vida selvagem (852)

Saídas Profissionais

O MGCRN forma profissionais altamente qualificados que poderão desempenhar funções em: Autarquias e Associações de Municípios; Departamentos Governamentais de gestão e conservação da natureza e da biodiversidade (e.g. ICNF, APA, DRAP, DGRM, IPMA); quadros técnicos de gestão de caça e pesca; empresas do sector privado (e.g. consultoria ambiental, monitorização ambiental, turismo da natureza); ONG (e.g. associações ambientalistas); Associações de Desenvolvimento Local; Associações de Produtores e Criadores (florestais, agrícolas, pecuárias); entidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D); ações desempenhadas no âmbito das profissões liberais.

Condições Específicas de Acesso

Podem candidatar-se a este mestrado: Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, de cursos de Biologia, Ciências do Ambiente, Engenharia do Ambiente, Engenharia Agronómica, Engenharia Florestal, ou outras áreas afins; Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da ECT da UE ou pelo Conselho Científico do ISA; Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da ECT da UE ou pelo Conselho Científico do ISA.

Vias de Acesso e Candidaturas

Propinas

Valor Anual das Propinas

Estudantes de Países da UE
1063.47 €
Estudantes Internacionais
3000.00 €

Comissão de Curso

Queres uma experiência académica noutra instituição de ensino superior nacional ou internacional?

Conhece os programas, as instituições parceiras onde podes fazer um período de mobilidade.

Horários

Informação não disponível.

Documentos

Contactos

Diretor: Pedro R. Almeida [pmra@uevora.pt]

Gestor Académico: Dora Alexandra Louro
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE