2025

Fundamentos da prescrição do exercício

Nome: Fundamentos da prescrição do exercício
Cód.: DES14885M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos:
1 - Conhecer a forma como se prescreve exercício físico para a população em geral.
2 - Saber aplicar os resultados dos diferentes tipos de testes laboratoriais e de campo disponíveis para a avaliação da condição física e posterior elaboração dos programas de exercício;
3 - Saber acompanhar o desenvolvimento de programas individuais e coletivos de exercício físico.
4 - Compreender os efeitos que os programas de exercício que irão elaborar originarão nos sujeitos em quem irão aplicar esses mesmos programas.
5 - Perceber as implicações que a aplicação dos diferentes tipos de programas poderá vir a evidenciar nos diferentes componentes da aptidão física das populações

Conteúdos Programáticos

1. A utilização dos dados obtidos na avaliação funcional.
2. Cálculos energéticos
3. Cuidados na preparação e acompanhamento dos programas de exercício
4. Prescrição do exercício no adulto e idoso
5. Prescrição do exercício em jovens

Métodos de Ensino

Defende-se um ensino centrado na aprendizagem do estudante e uma aprendizagem centrada no desenvolvimento de competências. Assim, após uma abordagem geral, mediante a apresentação dos conceitos a nível teórico, os alunos realizarão com base nos resultados obtidos na avaliação da aptidão física, ao longo das sessões práticas laboratoriais, a prescrição de exercício onde desenvolverão competências transversais a outras UCs, como a aplicação dos métodos de treino e a aplicação de instrumentos e protocolos de avaliação para o controlo das adaptações fisiológicas produzidas após o exercício físico. Igualmente, serão usados recursos digitais para gestão da comunicação, através da plataforma Moodle, utilizada para a organização e disponibilização dos materiais relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Avaliação

Os alunos, divididos em grupos, irão promover com base em dados recolhidos noutras UCs, a prescrição de exercício entre os colegas.
A avaliação será centrada na autorregulação das aprendizagens dos alunos, onde recebem feedback do seu desempenho, em diferentes momentos ao longo das aulas, desenvolvendo a capacidade de autorregulação e de aprender autonomamente para melhorar o trabalho, assim como na avaliação da correção da prescrição apresentada.

Bibliografia

Thompson, W. R., Sallis, R., Joy, E., Jaworski, C. A., Stuhr, R. M., & Trilk, J. L. (2020). Exercise is medicine. American journal of lifestyle medicine, 14(5), 511-523.
Gonçalves C, Raimundo A, Abreu A, Bravo J. Exercise Intensity in Patients with Cardiovascular Diseases: Systematic Review with Meta-Analysis (2021). 2021, International Journal of Environmental Research and Public Health 18, no. 7: 3574. https://doi.org/10.3390/ijerph18073574.
Liguori, G., & American College of Sports Medicine. (2020). ACSM's guidelines for exercise testing and prescription. Lippincott Williams & Wilkins.
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Troiano, R. P., Stamatakis, E., & Bull, F. C. (2020). How can global physical activity surveillance adapt to evolving physical activity guidelines? Needs, challenges and future directions. British journal of sports medicine, 54(24), 1468-1473