2025

Fisiopatologia e prescrição do exercício em populações com patologias respiratórias

Nome: Fisiopatologia e prescrição do exercício em populações com patologias respiratórias
Cód.: DES14847M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
1. Conhecer a fisiopatologia das doenças respiratórias
2. Compreender de que forma se deve intervir na prevenção e tratamento das patologias respiratórias
3. Compreender as repercussões fisiológicas e as limitações específicas
4. Prescrever exercício físico apropriado para o tipo de doença respiratória em função das características do doente
5. Dominar protocolos de avaliação funcional e utilizar essa informação na elaboração de programas individuais de exercício.
Competências:
1. Saber as principais implicações em termos fisiológicos e as limitações específicas
2. Saber as considerações gerais e especificas que os doentes devem seguir antes de começar um programa de exercício
3. Conseguir realizar programas de exercício físico na prevenção e tratamento das patologias respiratórias.
4. Conseguir acompanhar os efeitos de programas de intervenção ao nível de variáveis fisiológicas
5. Adquirir a capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à fisiologia em sujeitos com alterações respiratórias
1.1. Introdução conceptual e classificações
1.2. Fisiopatologia, fases de tratamento e principais implicações na condição física
1.3. Indicações e contraindicações do exercício
2. Prescrição de exercício físico em pessoas com alterações respiratórias
2.1. Breve resumo epidemiológico, fatores determinantes e tipos de prevenção (primária, secundária e terciária)
2.2. Exercício físico, tipos de prevenção e modelos de saúde
2.3. Controlo dos programas de exercício

Métodos de Ensino

Defende-se um ensino centrado na aprendizagem do estudante e uma aprendizagem centrada no desenvolvimento de competências. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos, onde desenvolverão competências transversais a outras UCs, como a aplicação dos métodos de treino e a aplicação de instrumentos e protocolos de avaliação para o controlo das adaptações fisiológicas produzidas após o exercício físico. Os alunos devem participar ativamente na preparação e execução dos trabalhos, na discussão dos resultados em grupo e elaborar o relatório do trabalho individual. Serão usados recursos digitais para gestão da comunicação, através da plataforma Moodle, utilizada para a organização e disponibilização dos materiais relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Avaliação

A avaliação será centrada na autorregulação das aprendizagens dos alunos, onde recebem feedback do seu desempenho, em diferentes momentos ao longo das aulas. A avaliação inclui questões colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente (20% da classificação), e uma avaliação escrita através de exame (30% da classificação). Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle e b-on. A realização e discussão do trabalho apresentado pelos alunos será orientado por objetivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos (50% da classificação).
A aprovação na UC requer uma classificação final igual ou superior a 10 valores nas tarefas propostas, numa escala de 0-20 valores. A avaliação de recurso requer a realização e discussão de um trabalho com o 100% da classificação.

Bibliografia

Thompson, Gordon & Pescatello (2022). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 11th Edition. Philadelphia: Wolters Klumer.
Durstine J. & Moore G. (2016) ACSM`s exercise management for persons with chronic diseases and disabilities. 4th edition Champaign, Illinois, USA: Human KineticsRikli, R. & Jones, J. (2013). Senior Fitness Test Manual. 2th edition Champaign, Illinois, USA: Human Kinetics.Ahmed, I., Mustafaoglu, R., Yeldan, I., Yasaci, Z., & Erhan, B. (2022). Effect of Pulmonary Rehabilitation Approaches on Dyspnea, Exercise Capacity, Fatigue, Lung Functions, and Quality of Life in Patients With COVID-19: A Systematic Review and Meta-analysis. Archives of physical medicine and rehabilitation, 103(10), 2051–2062.
Gaspar, L., Ferreira, D., Vieira, F., Machado, P., & Padilha, M. (2019). O treino de exercício em pessoas com doença respiratória crónica estabilizada : uma Scoping Review. Revista Portuguesa De Enfermagem De Reabilitação, 2(1), 59–65.

Equipa Docente