2025
Seminário de Planeamento da Proposta de Tese
Nome: Seminário de Planeamento da Proposta de Tese
Cód.: SOC15061D
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica:
Turismo
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O objetivo desta uc é acompanhar e apoiar os alunos no planeamento do seu projeto de tese. Em concreto, a aprendizagem visa dotar o Aluno com conhecimento, aptidões e competências para:
1 Adotar procedimentos de planeamento de uma investigação científica avançada em turismo
2 Redigir um projeto individual de tese, para ser publicamente apresentado e avaliado perante um Júri.
3 - Apresentar, argumentar e discutir criticamente um trabalho de investigação perante um Júri e outras audiências.
1 Adotar procedimentos de planeamento de uma investigação científica avançada em turismo
2 Redigir um projeto individual de tese, para ser publicamente apresentado e avaliado perante um Júri.
3 - Apresentar, argumentar e discutir criticamente um trabalho de investigação perante um Júri e outras audiências.
Conteúdos Programáticos
Não se definiram conteúdos programáticos rígidos para a UC, uma vez que os momentos de contacto se focarão no enquadramento e na avaliação do trabalho autónomo do aluno, em particular ao nível da apresentação e discussão de resultados relacionados com o desenvolvimento da sua proposta de tese. Neste sentido, os momentos de contacto com os alunos incidirão principalmente sobre os seguintes temas:
1 Desafios da investigação avançada em turismo
2 - Oportunidades de investigação, novas ou integradas em projetos e iniciativas em curso, na Universidade de Évora e/ou seus parceiros de I&D.
3 - Concretização das fases de planeamento de uma investigação científica em Turismo.
1 Desafios da investigação avançada em turismo
2 - Oportunidades de investigação, novas ou integradas em projetos e iniciativas em curso, na Universidade de Évora e/ou seus parceiros de I&D.
3 - Concretização das fases de planeamento de uma investigação científica em Turismo.
Métodos de Ensino
A UC é claramente de natureza work in progress, informal e tutorial, e, portanto, o foco do sistema ensino-aprendizagem é colocado nos estudantes. Pretende-se que exista uma intensa troca de ideias e de pontos de vista, e o docente assume um papel de facilitador da discussão, dando feedback aos alunos após observação do progresso e discussão entre eles. Esta metodologia centrada na aprendizagem do aluno e regular acompanhamento próximo e feedback, permitirá alcançar de forma mais efetiva os objetivos propostos para a UC. A componente letiva da unidade curricular estrutura-se recorrendo em 3 tipologias de contacto, a que correspondem um total de 30 horas de ensino, sendo 15 horas de contacto presencial, em sessões de seminário, e 15 de orientação tutorial, que contarão com 6h de contacto à distância.
Avaliação
De acordo com o regulamento académico da Universidade de Évora, os alunos podem escolher entre avaliação contínua ou por exame.
Avaliação contínua (Época normal): Participação nas tarefas de aula (que incluem apresentações orais da evolução da sua proposta de tese) (50%) + Trabalho individual (projeto de tese) (50%).
Épocas de Exame: Trabalho individual (projeto de tese) (50%) + Apresentação oral da sua proposta de tese (50%).
Avaliação contínua (Época normal): Participação nas tarefas de aula (que incluem apresentações orais da evolução da sua proposta de tese) (50%) + Trabalho individual (projeto de tese) (50%).
Épocas de Exame: Trabalho individual (projeto de tese) (50%) + Apresentação oral da sua proposta de tese (50%).
Bibliografia
Altinay, L., Paraskevas, A. & Ali, F. (2024). Planning Research in Hospitality and Tourism. 3rd Ed. Routledge.
Durbarry, R. (2017). Research Methods for Tourism Students. Routledge.
Sirakaya-Turk, E., Uysal, M., Hammit, W. E. & Vaske, J.J. (2017). Research Methods for Leisure, Recreation and Tourism. 2nd Ed. Cabi.
Smith, S. L. J. (2016). Practical Tourism Research. 2nd Ed. Cabi.
Veal, A. J. (2017). Research Methods for Leisure and Tourism. 5th Ed. Pearson.
Uysal, M. & Baloglu, S. (2014). Handbook of Scales in Tourism and Hospitality Research. Cabi.
No decorrer das sessões serão indicadas aos alunos outras referências bibliográficas que podem apoiar o seu trabalho, mas de forma mais ajustada a cada tema e trabalho de investigação e complementar às restantes UCs.
Durbarry, R. (2017). Research Methods for Tourism Students. Routledge.
Sirakaya-Turk, E., Uysal, M., Hammit, W. E. & Vaske, J.J. (2017). Research Methods for Leisure, Recreation and Tourism. 2nd Ed. Cabi.
Smith, S. L. J. (2016). Practical Tourism Research. 2nd Ed. Cabi.
Veal, A. J. (2017). Research Methods for Leisure and Tourism. 5th Ed. Pearson.
Uysal, M. & Baloglu, S. (2014). Handbook of Scales in Tourism and Hospitality Research. Cabi.
No decorrer das sessões serão indicadas aos alunos outras referências bibliográficas que podem apoiar o seu trabalho, mas de forma mais ajustada a cada tema e trabalho de investigação e complementar às restantes UCs.