2023

Metodologias de Investigação em Geografia

Nome: Metodologias de Investigação em Geografia
Cód.: GEO13362L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geografia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Preparar os alunos para a investigação autónoma nos diferentes domínios da Geografia (Humana, Física; Ambiental) e ainda em Cartografia e SIG, respondendo às dinâmicas do mercado de trabalho que apontam para esta necessidade. A formação deve permitir adquirir competências científicas e pessoais para essa resposta, incluindo as associadas ao trabalho em equipa (capacidade de planear e de desenvolver trabalho colaborativo). Os alunos devem estar aptos a: pensar e a desenvolver um projecto de investigação, decompondo as várias etapas deste processo; a ser capazes de abordar os conceitos fundamentais da Geografia e articular as várias escalas geográficas na interpretação do território; a saber adequar métodos e técnicas aos diversos domínios, perspectivas e problemas geográficos; a ser capazes de recolher, tratar e representar, de forma adequada e crítica, a informação de base territorial; a ser capazes utilizar métodos e técnicas adequadas para comunicar os resultados da investigação.

Conteúdos Programáticos

1 - O processo de investigação em Geografia: O objecto de estudo; A interpretação da realidade (o senso comum e o conhecimento científico); A produção do conhecimento científico e as grandes concepções da ciência; Teoria, conceitos e métodos.
2 - Reconhecimento da importância da interligação de diferentes abordagens na análise e na contextualização da investigação.
3 - A questão da escolha de metodologias. O tratamento de dados.
4 - A importância da relação orientador/orientando na progressão da investigação: contactos, discussão da investigação, relatórios de progresso.
5 - Exemplos didácticos de aplicação da investigação em Geografia e exercícios de aplicação em diferentes domínios da Geografia.
6 - Apresentação de resultados sob a forma de artigos científicos, relatórios, painéis e comunicações orais.

Métodos de Ensino

Unidade curricular de MIG é assegurada por um docente com formação em geografia humana, com a colaboração de dois outros, um especializado em geografia física e outro na geografia ambiental a que associa a cartografia e SIG. Esta colaboração visa apoiar o desenvolvimento dos pontos 2 e 3 do programa, possibilitando uma abordagem integrada das MI de acordo com estudos de caso. Haverá orientação expositiva teórica e apresentação de casos de investigação. Para além de uma prova escrita individual, de cariz teórico-prático, os alunos terão de elaborar trabalhos práticos individuais e uma recensão crítica sobre uma obra que incida sobre um tema de geografia eleito para discussão na UC. Cada um dos trabalhos práticos será construído em torno de um desafio e/ou problema que permitirá aos alunos consolidar competências de investigação e adquirir conhecimentos científicos essenciais. O progresso dos trabalhos é alvo de relatório e os trabalhos práticos depois de avaliados podem ser melhorados.

Bibliografia

- André, I. (2005) – Metodologias de Investigação em Geografia Humana, Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, EGHR, nº47, Lisboa.
-Azevedo, M. (2011) – Teses Relatórios e Trabalhos Escolares: sugestões para estruturação da escrita. Universidade Católica Ed., 8ªedição, Lisboa.
-Clifford, N. J; Valentine, G. (ed.) (2005) – Key methods in geography. Sage, London
-Eco, H. (1991) – Como se faz uma Tese. Editorial Presença, 5ª Edição, Lisboa.
- Flowerdew, R.; Martin, D. (eds.) (2005) – Methods in human geography: a guide for students doing a research project. Pearson, Essex.
-Holloway, S.; Rice, S.; Valentine, G. (eds.) (2003) – Key concepts in geography. Sage, London.
-Quivy, R., Champenhout, L. (2013) – Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva Ed., 6ªedição, Lisboa.
- Robinson, G. (1998) – Methods et Techniques in Human Geography. John Willey &Sons, Chicester.
-Unwin, T. (1992) – The Place of Geography. Logman, Harlow.