2023

Química Ambiental

Nome: Química Ambiental
Cód.: QUI10364M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Conhecimentos no âmbito da Química Ambiental. Caracterização e tratamento de águas e águas residuais. Química do solo/remediação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objectivos desta unidade curricular são:
- fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais na área da química aplicada ao ambiente, nomeadamente os princípios químicos envolvidos nos diferentes sistemas ambientais, bem como as perturbações provocadas por diversas actividades humanas no ambiente;
- estudar os principais processos envolvidos no tratamento de águas e efluentes líquidos, bem como as principais fontes de poluição natural e antrópica;
- adquirir competências que permitam uma abordagem integrada de resíduos e de problemas ambientais;
- adquirir conhecimentos na área da química do solo que permitam avaliar o tipo e a dinâmica de poluentes, bem como a remediação de ambientes contaminados;
- introduzir as principais técnicas analíticas de identificação e quantificação de poluentes em águas.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1 Conceitos gerais
1.2 Poluição e problemas ambientais. Poluição natural versus poluição antrópica
2. Água e efluentes líquidos
2.1 Poluição de águas. Águas superficiais e subterrâneas. Parâmetros que determinam a qualidade de uma água e métodos de análise usados
2.2 Legislação nacional e europeia
2.3 Caracterização de águas e águas residuais:
2.3.1 Parâmetros físicos
2.3.2 Parâmetros químicos
2.3.3 Parâmetros biológicos
3. Processos de tratamento de águas e efluentes
3.1 Processos de tratamento de água para consumo humano (ETA’s)
3.2 Processos de tratamento de águas residuais (ETAR’s)
4. Química do solo
4.1 Contaminação do solo. Poluentes orgânicos e inorgânicos (metais traço)
5. Remediação de solos contaminados e segurança alimentar
5.1 Remediação química e biológica
6. Fitoremediação de solos e águas
6.1 Casos de estudo


Métodos de Ensino

A unidade organiza-se em aulas teóricas; aulas práticas e laboratoriais e tutoriais conforme regulamento escolar da UÉvora.
Nas aulas práticas e laboratoriais, os alunos devem: participar ativamente na preparação e execução dos trabalhos, na discussão dos resultados e elaborar o respetivo relatório.
A avaliação decorrerá em exame final mediante prova escrita (com opção por duas provas de frequência). Essa avaliação é complementada por avaliação contínua do empenho e desempenho alcançados pelos alunos durante o semestre, através da elaboração e apresentação de relatórios sobre os trabalhos desenvolvidos.
Os alunos ficarão aprovados na UC se obtiverem aprovação em ambas as componentes (teórica e prática e laboratorial). A nota final será calculada, atendendo às seguintes ponderações: 40% da componente prática e laboratorial e 60% da componente teórica.

Avaliação

A avaliação será baseada na aferição da aquisição e compreensão dos conhecimentos e na aferição do desenvolvimento de competências. A avaliação decorrerá em exame final mediante prova escrita (com opção por duas provas de frequência). Essa avaliação é complementada por avaliação contínua do empenho e desempenho alcançados pelos alunos durante o semestre, através da elaboração e apresentação de relatórios sobre os trabalhos desenvolvidos.

Bibliografia

1. Agrochemicals Detection, Treatment and Remediation. Pesticides and Chemical Fertilizers. 2020. ISBN: 978-0-08-103017-2.
2. Drinan; Joanne E.; Spellman, Frank R. 2013. Water and Wastewater Treatment. A Guide for the Nonengineering Professional. 2nd Edition. Taylor & Francis Group.
3. J. F. Santos Oliveira & Benilde Mendes. Qualidade da Água para Consumo Humano. Lidel, 2004.
4. Metcalf & Eddy. 2014. Wastewater Engineering: Treatment and Resource Recovery. 5th Edition. McGraw-Hill.
5. Pinto, A. P.; Varennes, A.; Fonseca, R.; Teixeira, D. 2015. Phytoremediation of soils contaminated with heavy metals. Techniques and strategies. ISBN: 978-3-319-10395-2.
6. Pinto, A. P.; Varennes, A.; Lopes, E.; Teixeira, D. 2016. Biological Approaches for Remediation of Metal Contaminated Sites. In: Phytoremediation. Management of Environmental contaminants. Vol. 3.
7. Spellman, Frank R.2014. Mathematics Manual for Water and Wastewater Treatment Plant Operators. 2nd Edition. Taylor & Francis Group.

Equipa Docente