2023

Design e Inovação

Nome: Design e Inovação
Cód.: VIS12865L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objectivo da unidade curricular é desenvolver conhecimentos que promovam soluções de design potencialmente inovadoras, a partir da análise e compreensão de processos de trabalho que relacionem fatores tecnológicos, sociais, organizacionais e ambientais. Dotar o aluno de capacidades para pensar e criar soluções de produto ou serviço de design potencialmente inovadores.
Competência a adquirir:
- Compreender o conceito de inovação e da sua aplicação ao Design;
- Identificar e compreender os principais princípios de sucesso da inovação em Design;
- Compreender a relação entre as diferentes fases do processo de inovação pelo Design;
- Conhecer, explorar e saber aplicar diferentes métodos de promoção da inovação através do Design.

Conteúdos Programáticos

1. Contextualização do conceito Inovação em Design
2. Princípios de Sucesso para processos de Inovação pelo Design A Inovação como Experiência
A Inovação como um Sistema
A Inovação como uma Cultura
A Inovação como Processo
3. Fases do processo de Inovação pelo Design Definir a Intenção
Conhecer o Contexto
Conhecer as Pessoas Definir a Estrutura Explorar Conceitos Definir Soluções Realizar Valor
4. Métodos de exploração da inovação pelo Design.
5. Casos de Estudo.

Métodos de Ensino

As aulas assentarão na exposição e análise crítica de conteúdos teórico-práticos por recurso a: literatura e suportes físicos e audiovisuais; exploração de métodos colaborativos de trabalho; promoção do debate sobre temas transversais ao processo de aprendizagem.

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.


1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA

Componentes de avaliação:

Participação nas aulas: 20%;
Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.


2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL

Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia

BROWN, Tim (2010). Design Thinking. Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Rio de Janeiro: Alta Books
LOKWOOD, Thomas; PAPKE, Edgar (2018). Innovation by Design: How Any Organization Can Leverage Design Thinking to Produce Change, Drive New Ideas, and Deliver Meaningful Solutions. New York: The Career Press
KUMAR, Vijay (2013), 101 Design Methods. A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization, Nova Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
GAYNOR, Gerard H., (2002), Innovation by design: what it takes to keep your company on the cutting edge, Nova York: Amacon Div American Mgmt Assn.
ULWICK, Anthony W., (2005), What customers want: using outcome-driven innovation to create breakthrough products and services, Nova York:McGraw-Hill Professional.

Equipa Docente