2023

Design de Interfaces II

Nome: Design de Interfaces II
Cód.: VIS12854L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

O contexto de I&D inscreve-se na temática Infografia Interativa - construir narrativas visuais para comunicar e visualizar informação complexa de um modo consistente, coerente e dialogante e de fácil compreensão.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem promovem o desenvolvimento de capacidades de imaginação (explorar, depurar, dialogar) em cenários de futuro propícios para ser inovação
a Saber usar a investigação como instrumento operativo para o projeto de Design de Interfaces e de Interação
b Saber integrar o itinerário metodológico em projetos de média/elevada complexidade
c Ser capaz de usar um imaginário distintivo, potenciador da inspiração e da inovação recorrendo a meios digitais
d Ser capaz de demonstrar competências críticas avançadas
e Saber representar, testar e comunicar ideias complexas
f Saber escolher e usar os conteúdos, as tecnologias e os meios mais adequados à implementação do conceito proposto
g Ser capaz de desenvolver conceitos e estratégias de comunicação digital de média/elevada complexidade, através da exploração e integração de narrativas distintivas, de interfaces gráficos e interações, com enfoque no conceito inovador, na deteção de oportunidades e na experiência do utilizador

Conteúdos Programáticos

Os conhecimentos, aptidões e competências a adquirir desenvolvem-se a um nível de complexidade média / elevado e serão reflexo da aprendizagem, cuja estratégia pedagógica incidirá sobre o design de interfaces (UI) e design de interação (IxD), com enfoque no conceito inovador, na deteção de oportunidades e na experiência do utilizador (UX).
Conteúdos programáticos orientados para a(s) temática(s) e projecto(s) a desenvolver: 1. Visões de futuro em ambientes digitais;
2. Inovação e design de interfaces;
3. Personas, contextos, cenários, narrativas e storyboards;
4. Integração de design de interface (UI), design de interação (IxD) e experiência do utilizador (UX); 5. Estratégias inovadoras de comunicação em meios digitais.

Métodos de Ensino

São privilegiados os métodos ativos que reforcem o envolvimento, o interesse, a análise e a capacidade crítica dos alunos.


AVALIAÇÃO

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.

1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA 

Componentes de avaliação:

a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.

2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL

a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia

MOGGRIDGE, Bill (2010). Designing media. Cambridge, MA: MIT Press.
SAMARA, Thimoty (2002). Diseñar com y sin retícula. Barcelona: Gustavo Gili.
WIGDOR, Daniel, WIXON, Dennis (2011). Brave NUI World: designing natural user interfaces for touch and gesture. Burlington, MA: Morgan Kaufmann Publishers.
GARRET, Jesse James (2011). The elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. Berkeley, CA: New Riders.
HOEKMAN Jr., Robert (2011). Designing the obvious: a common sense approach to Web and mobile application design. Berkeley, CA: New Riders.
KRUG, Steve (2000). Don’t make me think: a common sense approach to Web usability. Berkeley, CA: New Riders.
WEINSCHENK, Susan (2011). 100 things every designer needs to know about people. Berkeley, CA: New Riders.

Equipa Docente