2023

Tecnologias e Materiais da Prática Industrial II

Nome: Tecnologias e Materiais da Prática Industrial II
Cód.: VIS12850L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objectivo da cadeira de Tecnologias e Materiais da Prática Industrial II é dotar os alunos de capacidades técnicas que permitam uma melhor concepção dos vários tipos de produtos que serão requisitados na sua carreira profissional.
Competências
Os alunos ficam habilitados para reconhecer e aplicar aos seus projectos as tecnologias de produção de cada material lecionado.
Reconhecer tipos de materiais com que estão produzidos os produtos.
Definir materiais e acabamentos para os seus projectos e saber debater os processos de produção com a indústria, ou seus representantes e clientes compreendendo os termos e processos produtivos. Mediante limitações tecnológicas ser capaz de idealizar um produto com viabilidade produtiva e económica.

Conteúdos Programáticos

Revisão das Propriedades dos Materiais Propriedades Físicas e Mecânicas
Madeiras
Madeiras naturais
Derivados de Madeira suas características e processos de transformação Vantagens e desvantagens das madeiras naturais e derivados de madeira Tratamentos e aspectos plásticos das madeiras e seus derivados Ferramentas de transformação para madeira
Metal
Metais ferrosos (Ferro, Aço, Aço inoxidável e Aço “corten”.)
Metais não ferrosos ou ligas metálicas (Alumínio, Latão, Bronze, Cobre e Zinco) Propriedade físicas e químicas dos metais
Processos de transformação de metais
Tipos de ligações para peças metálicas
Processos de tratamento e acabamento dos metais, os seus aspectos plásticos
Novos materiais ao dispor do processo produtivo

Métodos de Ensino

A metodologia da unidade curricular é apoiada na apresentação de powerpoint e pequenos filmes da matéria teórica, suportada por uma base prática acentuada e importante no desenvolvimento de capacidades por parte do aluno. E pela aplicação prática da informação adquirida em exercícios.
A avaliação contínua da disciplina é feita com base na participação, interesse e contribuição do aluno em vários trabalhos práticos, com um leque de vertentes distintas de forma a permitir a experimentação e investigação de vários processos.
A avaliação final resulta da análise dos conhecimentos adquiridos pelo aluno no trabalho teórico.
Assiduidade: 5%
Avaliação Intermédia: 45%
Avaliação Final: 50%

Bibliografia

Andrés, J. P. (2016). Selección de materiales en el processo de Diseño - plásticos; metales; cerámicas (2a ed.). Barcelona: EdCPG.
Beylerian, G. M., & Dent, A. (2005). Material Connexion; The global resource of new and innovative materials for architects, artists and designers (1 ed.). London: Thames & Hudson.
Colin, C. (2010). Question(s) design (1 ed.). Paris: Flammarion.
Hettich, & International. (2008). Técnicas e aplicações para móveis. Vlotho: Hettich FurnTech GmbH & Co. KG.
matério, Hirsinger, Q., & Ternaux, E. (Eds.). (2006). Material World 2. Innovative materials for Architecture and Design (Vol. 2). Amsterdam: Frame.
McDonough , W., & Braungart, M. (2002). Cradle to Cradle. New York: North Point Pres
Stattmann, N. (2003). Ultra Light - Super Strong, A new generation of design materials. Basel, Boston, Berlin: Birkäuser - Verlag für architektur.
Thompson, R., & Thompson, M. (2013). The Manufacturing Guides_ Sustainable Materials Process and Production. London: Thames & Hudson.

Equipa Docente