2023

Introdução aos Estudos de Arte

Nome: Introdução aos Estudos de Arte
Cód.: VIS12750L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arte Multimédia, Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta cadeira estrutura-se em dois momentos que podem ser ministrados de forma intercalada. O primeiro tem
como objectivo primordial proporcionar conhecimento das linhas gerais das diversas tendências estéticas ao
longo do tempo, interligando conceitos basilares da História da Arte, da Cultura, das Mentalidades e dos Estudos
Visuais. Para estimular e desenvolver o pensamento crítico, a imaginação, o sentido reflexivo e de análise,
as linhas do tempo veiculam conteúdos de carácter temático multidisciplinar transversais a épocas e sociedades
tendo em conta fenómenos sociais, políticos e artísticos nacionais e internacionais. No segundo momento,
proporcionam-se os dispositivos metodológicos básicos para a elaboração de um trabalho de investigação.
Pretende-se que assimilem o conhecimento ministrado, que obtenham uma cultura visual ampla, informada e
que fiquem aptos a desenvolver autonomamente um trabalho de investigação útil para as cadeiras de natureza
prática e teórica.

Conteúdos Programáticos

1. Linhas do tempo.
1.1. Lado a lado com humor: History e Herstory: por uma História paritária.
1.2. O menir dos Almendres, o Relicário de Clara Menéres e o Obelisco quebrado de Barnett Newman.
1.3. Pirâmides: Egipto, América Latina e o sucesso piramidal dos artistas chineses contemporâneos.
1.4. Os Clássicos e a noção de «Neo»: Templo de Delphos, Templo Romano de Évora, “Templos” Renascentistas.
1.5. Catedrais: Notre Dame, Colónia, Monet, Delaunay, Bauhaus
1.6. Barrocos e expressionistas.
1.7. Outras latitudes e apropriações:
1.7.1. Japonismos; Chinoiseries.
1.7.2. África, Oceânia e alguns Modernismos.
1.8. Duchamp: o que vale uma Fonte?
1.9. Modernismos e reacções aos modernismos em Portugal.
1.10. «Regresso à ordem»: casos de estudo até à II Guerra Mundial.
2. Como elaborar um trabalho de investigação?
2.1. Iniciação às modalidades e fontes de informação.
2.2. Ética e deontologia na utilização das fontes.
2.3. Como apresentar trabalhos escritos conforme as normas que regem a prática universitária.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão através de exposição teórica, recorrendo a meios audiovisuais que dinamizem a aprendizagem.
Apelar-se-á à participação, leitura, reflexão, análise de textos atualizados, à visita a exposições. A avaliação
será contínua, mediante análise dos seguintes elementos: 1. Uma proposta de comunicação oral de 30 minutos.
Os alunos que não forem selecionados para a apresentação oral terão de elaborar um trabalho de investigação
escrita; 2. Uma ou duas frequências; 3. Os trabalhos, a assiduidade, pontualidade e participação no decurso das
aulas. Os critérios são os seguintes: qualidade e quantidade do trabalho; capacidade de evoluir através das
aptidões próprias e da integração dos conhecimentos adquiridos; assiduidade do aluno como garantia de
aprendizagem. As percentagens de cálculo da avaliação organizam-se da seguinte forma: 50% frequências; 30%
trabalho; 20% assiduidade e participação. Existe a possibilidade de a avaliação ser realizada através de exame
final.

Bibliografia

Almeida, B.P. (2017). Arte Portuguesa no Século XX. Matosinhos: Coral.
Barnet, S. (2005). A short guide to writing about art. N.Y. Montreal: Pearson Longman.
Bell, J. (2007). Espelho do mundo: uma nova História da Arte. Lisboa: Orfeu Negro.
Buskirk, M. (2003). The contingent object of contemporary art. Massachusetts: The MIT.
Facos, M. (2011). An introduction to nineteenth-century art. London: Routledge.
Leavy, P. (2009). Method meets art: art-based research practice. N.Y.: The Guilford Press.
Gonçalves R.-M. (1993). História da Arte em Portugal. Lisboa: Alfa.
Heller, N.G. (2002). Why a painting is like a pizza. Princeton, Oxford: Princeton UP.
Leandro, S.; Silva, R.S. (2016). Mulheres escultoras em Portugal. Lisboa: Caleidoscópio.
Leandro, S. (2020). Artistas Plásticas em Portugal. Lx: Manufactura.
Molder, F. (2016). Rebuçados venezianos. Lisboa: Relógio d’Água.
Prettejohn, E. (2005). Beauty and Art: 1750-2000. Oxford: Oxford UP.
Wood, P. (2004). Varieties of modernism. Yale: Yale UP.

Equipa Docente