2023
Área de projetos em teatro
Nome: Área de projetos em teatro
Cód.: ARC12588L
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
Teatro
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta U.C. poderá ser realizada sob forma de espectáculo ou Estágio.
Na modalidade de espectáculo deverá:Promover a autonomia dos alunos (organizados em pequenos grupos de trabalho autónomo, supervisionados por docente coadjuvado por outros das áreas do Corpo e de Técnicas do espectáculo -Luz e som, no claro desenvolvimento dos objectivos artísticos e técnicos a atingir, diferenciando aspectos técnico-criativos a nível da encenação, dos processos criativos do actor, da realização plástica e, eventualmente, da escrita do texto.
Na modalidade de Estágio deverá:Promover a integração plena dos alunos nos diferentes rabalhos/tarefas de montagem, produção e apresentação de espectáculo, sob supervisão de docente da U.E. e tutor da companhia, no sentido de uma melhor compreensão das exigências do contexto profissional.
Em ambas as modalidades:Potenciar a aplicação criativa dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Fomentar a pesquisa e reflexão sobre os processos desenvolvidos
Na modalidade de espectáculo deverá:Promover a autonomia dos alunos (organizados em pequenos grupos de trabalho autónomo, supervisionados por docente coadjuvado por outros das áreas do Corpo e de Técnicas do espectáculo -Luz e som, no claro desenvolvimento dos objectivos artísticos e técnicos a atingir, diferenciando aspectos técnico-criativos a nível da encenação, dos processos criativos do actor, da realização plástica e, eventualmente, da escrita do texto.
Na modalidade de Estágio deverá:Promover a integração plena dos alunos nos diferentes rabalhos/tarefas de montagem, produção e apresentação de espectáculo, sob supervisão de docente da U.E. e tutor da companhia, no sentido de uma melhor compreensão das exigências do contexto profissional.
Em ambas as modalidades:Potenciar a aplicação criativa dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Fomentar a pesquisa e reflexão sobre os processos desenvolvidos
Conteúdos Programáticos
Caso se trate da modalidade de Realização de Projecto ou Estágio, deverão ser abordados e experimentados:
Selecção ou participação na selecção de material (textos, imagens, e outras referências)
Organização de material
Calendarização ou participação na calendarização do processo
Realização ou Acompanhamento dos ensaios e da sua produção executiva (cenografia e figurinos, luminotecnia e sonoplastia)
Realização de Práticas físicas e de movimento que permitam prover as especificidades dos processos criativos individuais e colectivos
Selecção ou participação na selecção de material (textos, imagens, e outras referências)
Organização de material
Calendarização ou participação na calendarização do processo
Realização ou Acompanhamento dos ensaios e da sua produção executiva (cenografia e figurinos, luminotecnia e sonoplastia)
Realização de Práticas físicas e de movimento que permitam prover as especificidades dos processos criativos individuais e colectivos
Métodos de Ensino
Serão fornecidas as bases técnicas e processuais da construção de um espectáculo, em ambas as modalidades.
Para tal haverá três sessões de apresentação da evolução dos trabalhos seguido de debate.
Apresentação de um dossier de produção
Avaliação:
Assiduidade, empenho e qualidade de participação 20%;
Apreensão dos conteúdos, competências adquiridas e evolução verificada - 20%
Dossier de pesquisa e produção 20%
Originalidade e criatividade -10 %
Concretização e qualidade artística - 30%
Aos docentes caberá participar no processo de controlo da evolução do trabalho.
Para tal haverá três sessões de apresentação da evolução dos trabalhos seguido de debate.
Apresentação de um dossier de produção
Avaliação:
Assiduidade, empenho e qualidade de participação 20%;
Apreensão dos conteúdos, competências adquiridas e evolução verificada - 20%
Dossier de pesquisa e produção 20%
Originalidade e criatividade -10 %
Concretização e qualidade artística - 30%
Aos docentes caberá participar no processo de controlo da evolução do trabalho.
Bibliografia
Auslander, Philip. 1999. Liveness. Performance in a Mediatized Culture. London: Routledge.
Bogart, Anne & Tina Landau. 2005. The Viewpoints Book. A Practical Guide mto Viewpoints and Composition. NY:
Theatre Communications Group.
Guinsburg, Jacob & Sílvia Fernandes eds. 2008. O pós-dramático. São Paulo: Perspectivas.
Hodge, Allison ed. 2000. Twentieth Century Actor Training. NY: Routledge.
Krasner, David. 2000. Method Acting Reconsidered. Theory, Practice, Future. NY: St Martins P.
Lehmann, Hans-Thies. 2006. Postdramatisches Theater. K. Jürs-Munby trad. Postdramatic Theatre. London: Routledge.
Vanden Heuvel, Michael. 1993. Performing Drama / Dramatizing performance. Alternative Theater and the Dramatic Text.
Ann Arbor: U of Michigan P.
Zarrilli, Phillip B. ed. 1995. Acting (Re)Considered. Theories and Practices. London: Routledge.
Bogart, Anne & Tina Landau. 2005. The Viewpoints Book. A Practical Guide mto Viewpoints and Composition. NY:
Theatre Communications Group.
Guinsburg, Jacob & Sílvia Fernandes eds. 2008. O pós-dramático. São Paulo: Perspectivas.
Hodge, Allison ed. 2000. Twentieth Century Actor Training. NY: Routledge.
Krasner, David. 2000. Method Acting Reconsidered. Theory, Practice, Future. NY: St Martins P.
Lehmann, Hans-Thies. 2006. Postdramatisches Theater. K. Jürs-Munby trad. Postdramatic Theatre. London: Routledge.
Vanden Heuvel, Michael. 1993. Performing Drama / Dramatizing performance. Alternative Theater and the Dramatic Text.
Ann Arbor: U of Michigan P.
Zarrilli, Phillip B. ed. 1995. Acting (Re)Considered. Theories and Practices. London: Routledge.