2023

Antropologia Teatral

Nome: Antropologia Teatral
Cód.: ARC12581L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Analisar os processos de comportamento do ser humano (homo ludicus), no que concerne à sua corporalidade e postura no âmbito da performance organizada (espectáculo).
2. Compreender a teatralidade como fator cultural de comunicação e reflexão sociais - o relacionamento com outros indivíduos, bem como com diferentes grupos e comunidades sociais, com base numa perspetiva humanística.
3. Experimentar laboratorialmente as diferentes fases e componentes da corporalidade e fisicalidade no Ato Performativo.
4. Desenvolver o espírito analítico e crítico relativo aos processos de comunicação artístico-cultural, à interdisciplinaridade das diferentes expressões artísticas, à multiculturalidade e à interculturalidade.
5. Aplicar os conhecimentos sobre antropologia teatral na investigação teatral e demais manifestações marcadas pela teatralidade.

Conteúdos Programáticos

1) A perspectiva antropológica. O modelo antropológico como via de descrição e
análise do teatro enquanto discurso cultural.
2) A fisicalidade como elemento estruturante do fenómeno teatral.
3) Os princípios interculturais e a subpartitura. Factores Fisiológicos e Transculturais.
4) Teatralidade e Lusofonia. Estudo de alguns casos.
Os conteúdos programáticos visam sobretudo criar nos estudantes um espírito de interesse e prazer pela pesquisa e análise antropológicas mais relacionadas com os procesos performativos que lhe estão mais próximos.

Métodos de Ensino

A metodologia desta disciplina baseia-se na análise e discussão sistemática de textos de
aproximação a algumas teorias e práticas contemporâneas da antropologia teatral, bem
como na elaboração de trabalhos escritos de análise e investigação ao corpus
bibliográfico.
Para ser avaliado, o aluno deverá estar presente em 80% das sessões, ou seja, o limite de faltas injustificadas é fixado em 20% do total de sessões no semestre, com exceção dos alunos trabalhadores.

O aluno pode optar entre a avaliação contínua ou um exame final:

1. Avaliação contínua
a) Apresentação de um trabalho sobre um dos tópicos das matérias do programa, a decidir juntamente com o docente (50%).
b) Participação nos debates e assiduidade (ação 20%).
c) Realização de uma Frequência (30%).

2. Exame final
Os alunos que optarem pela avaliação por exame, poderão fazê-lo de acordo com as normas em vigor na Universidade de Évora e no seu Regulamento de avaliação.

Bibliografia

A. PEREIRA, Paulo, (2010): O Actor-Bailarino do Tchiloli (inédito).
A. PEREIRA, Paulo, (2008): Aprendizagem Intercultural - Fundamentos. Revista Educação - Temas e Problemas, nr. 5, Ano 3, Dezembro 2008. Évora: CIEP.
BARBA, Eugenio (1994): A Canoa de Papel. Tratado de Antropologia Teatral. São Paulo:
Hucitec.
BARBA, Eugenio; Savarese, Nicola (1991): A Dictionary of Theatre Anthropology. The
Secret Art of the Performer. London/New York: Routledge.
CLIFFORD, James (1998): A Experiência Etnográfica. Antropologia e Literatura no Século
XX. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Organização de
José Reginaldo dos Santos.
LIGIÉRO, Zeca (org.) (2012). Performance e antropologia de Richard Schechner. Tradução de Augusto Rodrigues da Silva Júnior. Rio de Janeiro: Mauad.
SCHECHNER, Richard, (1977): Performance Theory . New York/London: Routledge.
TURNER, Victor, (1974): O Processo Ritual. Estrutura e Anti-Estrutura. Petrópolis: Vozes.

Equipa Docente