2023
Seminário Temático 1
Nome: Seminário Temático 1
Cód.: FIL12627D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
MÓDULO 1: Pensar - Calcular - Agradecer
1. O pensar como problema filosófico
2. Pensar como capacidade e pensar como possibilidade
3. Filosofia, ciência, poesia
4. Aprender/desaprender a pensar
1. O pensar como problema filosófico
2. Pensar como capacidade e pensar como possibilidade
3. Filosofia, ciência, poesia
4. Aprender/desaprender a pensar
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1) Conhecimento do estado da arte numa área filosófica em que se integrem globalmente alguns
dos projetos de doutoramento
2) Análise de questões particulares numa área relevante do saber filosófico na actualidade
3) Integração dos estudantes nas linhas de investigação dos docentes do curso
4) Fomentar nos estudantes a capacidade de contextualizar as problemáticas que investigam no
horizonte de debates filosóficos contemporâneos
5) Fomentar nos estudantes a prática duma abordagem metodologicamente coerente das
temáticas dos seus projetos nascentes
6) Prática do trabalho académico, formalmente correcto, conceptualmente preciso e bem
estruturado.
dos projetos de doutoramento
2) Análise de questões particulares numa área relevante do saber filosófico na actualidade
3) Integração dos estudantes nas linhas de investigação dos docentes do curso
4) Fomentar nos estudantes a capacidade de contextualizar as problemáticas que investigam no
horizonte de debates filosóficos contemporâneos
5) Fomentar nos estudantes a prática duma abordagem metodologicamente coerente das
temáticas dos seus projetos nascentes
6) Prática do trabalho académico, formalmente correcto, conceptualmente preciso e bem
estruturado.
Conteúdos Programáticos
Filosofia da Educação
1. Articulação entre fenómeno educativo e bem comum
1.1. A leitura pedagógica da filosofia grega, por W. Jaeger
1.2 O entrecruzar de filosofia, política e educação (Platão e Aristóteles)
2. O compromisso comunitário da educação na sociedade contemporânea
2.1 O bem humano e o reconhecimento do outro (Lonergan, Buber, Derrida)
2.2 A emancipação da razão (Adorno, Arendt)
2.3 A educação para fazer a diferença (Noddings, Cortina, Nussbaum, Krishnamurti)
3. Rever conceitos gravitantes (educação): espaço de construção crítica (Winch & Gingell)
1. Articulação entre fenómeno educativo e bem comum
1.1. A leitura pedagógica da filosofia grega, por W. Jaeger
1.2 O entrecruzar de filosofia, política e educação (Platão e Aristóteles)
2. O compromisso comunitário da educação na sociedade contemporânea
2.1 O bem humano e o reconhecimento do outro (Lonergan, Buber, Derrida)
2.2 A emancipação da razão (Adorno, Arendt)
2.3 A educação para fazer a diferença (Noddings, Cortina, Nussbaum, Krishnamurti)
3. Rever conceitos gravitantes (educação): espaço de construção crítica (Winch & Gingell)
Métodos de Ensino
O seminário funciona em regime presencial, podendo recorrer-se, em casos especiais, à participação por
Skype. A lecionação incluirá exposição, trabalho de textos e debate. Eventualmente, poderão integrar-se
sessões realizadas por conferencistas convidados ou a participação dos estudantes em encontros
científicos, que tenham lugar acerca de temas/áreas afins
A avaliação terá por base:
1) a assiduidade e participação ativa (10%);
2) uma apresentação oral ou a
redação de um breve ensaio ou comentário da temática tratada no seminário, ou um relatório de aula,
de 2-3 pág. (15%);
3) a apresentação formal dum ensaio escrito final em formato de comunicação num
colóquio (75%).
Skype. A lecionação incluirá exposição, trabalho de textos e debate. Eventualmente, poderão integrar-se
sessões realizadas por conferencistas convidados ou a participação dos estudantes em encontros
científicos, que tenham lugar acerca de temas/áreas afins
A avaliação terá por base:
1) a assiduidade e participação ativa (10%);
2) uma apresentação oral ou a
redação de um breve ensaio ou comentário da temática tratada no seminário, ou um relatório de aula,
de 2-3 pág. (15%);
3) a apresentação formal dum ensaio escrito final em formato de comunicação num
colóquio (75%).
Bibliografia
HEIDEGGER, Martin: Was heisst Denken? GA 8, 2002, 5-23. [WhD]. Trad.: Qué significa pensar? Buenos Aires, Ed.Nova, 1958, 9-26.
ATKINS, Z.: Thinking Is Thanking: From Anxiety to Gratitude. In: An Ethical and Theological Appropriation of Heideggers Critique of Modernity. Palgrave Macmillan, Cham, 2018.
BORGES-DUARTE, I.: Arte e Técnica em Heidegger. Rio de Janeiro, Via Verita, 2019.
_____ : Pôr em andamento o filosofar. Heidegger e o método de ensino filosófico, Studia Heideggeriana (Buenos Aires), III/2014.
_____ : A apropriação propícia pensar e amar como acontecimento em Heidegger. Natureza Humana (São Paulo), vol. 21 nº 1, 2019.
PERRIN, Ch. (ed.): Quappelle-t-on la pensée? Le philosopher heideggérien. Zeta Books, 2014.
ROBBINS, B.D.: Joyful Thinking-Thanking: A Reading of Heideggers What Is Called Thinking?. Janus Head - Journal of Interdisciplinary Studies in Literature, vol. 13 n.2, 2014
ATKINS, Z.: Thinking Is Thanking: From Anxiety to Gratitude. In: An Ethical and Theological Appropriation of Heideggers Critique of Modernity. Palgrave Macmillan, Cham, 2018.
BORGES-DUARTE, I.: Arte e Técnica em Heidegger. Rio de Janeiro, Via Verita, 2019.
_____ : Pôr em andamento o filosofar. Heidegger e o método de ensino filosófico, Studia Heideggeriana (Buenos Aires), III/2014.
_____ : A apropriação propícia pensar e amar como acontecimento em Heidegger. Natureza Humana (São Paulo), vol. 21 nº 1, 2019.
PERRIN, Ch. (ed.): Quappelle-t-on la pensée? Le philosopher heideggérien. Zeta Books, 2014.
ROBBINS, B.D.: Joyful Thinking-Thanking: A Reading of Heideggers What Is Called Thinking?. Janus Head - Journal of Interdisciplinary Studies in Literature, vol. 13 n.2, 2014