2023

Problemas Aprofundados de História da Filosofia

Nome: Problemas Aprofundados de História da Filosofia
Cód.: FIL12623D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Introdução no trabalho em História da Filosofia, mediante a compreensão do que significa uma
perspectiva histórica.
Informação sobre questões ou correntes relevantes da História da Filosofia, numa abordagem
contemporânea.
Integração dos estudantes nas linhas de investigação dos docentes do curso.
Enriquecimento do horizonte das investigações em curso por parte dos estudantes.
Prática do trabalho académico, formalmente correcto, conceptualmente preciso e bem estruturado.

Conteúdos Programáticos

1) A Filosofia do ponto de vista histórico
a) Facto e acontecimento
b) A questão da historicidade
c) A História da Filosofia como problema

2) A perspectiva histórico-filosófica
a) O tempo cronológico e o tempo histórico
b) Os filósofos e as suas filosofias ao longo da História
c) A ideia duma História de problemas, sistemas, conceitos.
d) A fidelidade histórico-filosófica em questão

3) A subreptio de uma filosofia da história

4) A perspectiva hermenêutica
a) Os textos, sua tradução e interpretação: a hermenêutica clássica e bíblica
b) Hermenêutica filosófica: Schleiermacher, Dilthey, Nietzsche, Freud.
c) História da Filosofia como Hermenêutica: Gadamer e Ricoeur
d) Da História da Filosofia à História do Ser: a desconstrução heideggeriana e a atenção aos grandes
acontecimentos do pensar.

5) Análise exemplificativa duma questão filosófica do ponto de vista histórico

Métodos de Ensino

Lecionação teórico-prática, com exposição, acompanhada de leitura e comentário de textos.
Privilegia-se o debate, que se procurará que
envolva todos os participantes e que ocupe uma parte substancial das sessões. Eventualmente, poderá a
lecionação integrar sessões realizadas por conferencistas convidados ou ser ampliada mediante a
participação dos estudantes em encontros científicos, que tenham lugar acerca de temas/áreas afins.

A avaliação basear-se-á em:
1) assiduidade e participação activa (10%);
2) cada estudante terá de realizar pelo menos uma apresentação oral sobre um texto, um tema ou um
relatório duma aula (20%);
3) no final do semestre, deverá entregar um ensaio de c. 10 pp. relativo a uma questão tratada ou a uma
das conferências integradas (70%).

Bibliografia

- E. Cassirer, “Prologo” in El problema del conocimiento en la filosofía y en la ciencia modernas, tomo I,
trad. W. Roces, FCE, Mexico, 1953.
- R. Koselleck & H.G. Gadamer, História y hermenêutica, trad. F. Oncina, Barcelona, Paidos, 1997.
- H.-G. Gadamer: O problema da consciência histórica. V. N. de Gaia, Estratégias criativas, 1998
- M. Heidegger: “A situação hermenêutica”, in: Borges-Duarte e. a., "A recepção de Heidegger em
Portugal. Investigação bibliográfica preliminar." Philosophica (Lisboa), 13 (1999), 151-167.
- F. Catroga, Caminhos do fim da Historia, Coimbra, Quarteto, 2003.
- O. Feron, “La modernité entre la théodicée et le principe de raison insuffisante” in J. Nicolás, A. Ramirez
(Org.), Leibniz und die Entstehung der Modernität, Studia Leibnitiana SH – 37, Franz Steiner Verlag, 2010,
pp. 121-133.