2022

Geotecnia em Vias de Comunicação

Nome: Geotecnia em Vias de Comunicação
Cód.: GEO12519M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Engenharia Geológica

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Abordagem dos principais aspetos relacionados com as vias de comunicação e desenvolvimento de competências em geotecnia de infraestruturas de transporte, para apoio à compreensão e solução de problemas geotécnicos associados ao projeto e construção deste tipo de obras.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Criar competências em geotecnia nas diversas vertentes relacionadas com as vias de comunicação,
particularmente as necessárias ao desenvolvimento das diferentes fases deste tipo de infraestruturas.
Os alunos devem:
Conhecer as metodologias a utilizar na elaboração de projectos, execução e controlo da construção e
monitorização das obras em fase de exploração;
Compreender a interacção entre os diversos factores intervenientes nos processos; desenvolver pesquisa
de forma autónoma de modo a resolver situações novas.
Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações e em contextos pluridisciplinares
Analisar de forma critica os projectos, no sentido de melhorá-los, através dos conhecimentos previamente
adquiridos
Propor medidas, estudos e soluções a implementar em cada situação e,avaliar as implicações da
implementação das soluções estudadas
Comunicar ideias e conhecimentos científicos, problemas e soluções, organizadas de modo coerente e
lógico para especialistas ou não especialistas.

Conteúdos Programáticos

- Enquadramento do papel da geotecnia neste tipo de empreendimentos, tendo em conta os diversos
estágios entre o início dos estudos e a sua exploração.
- Introdução à figura do Caderno de encargos, como documento regulador, quer da elaboração do
projecto, quer da construção do empreendimento.
- Requisitos geotécnicos a cumprir na definição e execução das diversas fases de desenvolvimento deste
tipo de empreendimentos, como sejam:
- Fase de reconhecimento inicial;
- Fase de projecto;
- Fase de construção;
- Fase de exploração

Métodos de Ensino

A metodologia de leccionação está de acordo com o regulamento escolar da Universidade de Évora e
engloba: explanação em sala de aula e visitas técnicas.
A avaliação baseia-se na realização de exame final mediante prova escrita ou, em alternativa, por duas
provas escritas de frequência, sendo complementada por avaliação contínua do desempenho alcançado
pelos alunos durante o semestre, através da realização de trabalho prático.

Bibliografia

Bond, A. & Harris, A.(2008). Decoding eurocode 7. London:Taylor & Francis Group.
Branco, F. Pereira, P. & Picado-Santos, L.(2005). Pavimentos rodoviários. Coimbra:Almedina.
Correia, A.G.(Ed.)(2016). Advances in Transportation Geotechnics III. Procedia Engineering. Vol.143, pp.1-1526 (2016); http://www.sciencedirect.com/science/journal/18777058/143
EP(2009). Caderno de Encargos Tipo Obras(CETO). Almada: IP S.A.
LCPC/SETRA(2003). Practical manual for the use of soils and rocky materials in embankment construction: guide technique. Paris:LCPC.
Jimeno, C.L.; Ortega, A.R.; Jimeno, E.L.; Santos, J.M.T.(2006). Manual de Sondeos: Tecnología de Perforación (2ed., vol.1). Madrid:Ediciones E.T.S.I. Minas, UPM.
Jimeno, C.L; Revuelta, M.B.; Gonzalez, G.R.; Bermudez, P.G.; Ortega, A.R. & Coronel, A.P.(2001). Manual de Sondeos: Aplicaciones (vol.2). Madrid:Ediciones E.T.S.I. Minas, UPM.
Prates M.(2018). Manual Prático de Estradas. Ed. Autor. Lisboa:Cafilesa.ISBN:978-972-53-0614-7.

Equipa Docente