2023

Supervisão e Assessoria da Ação Educativa

Nome: Supervisão e Assessoria da Ação Educativa
Cód.: PED12535O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa proporcionar a atualização científica e o desenvolvimento de competências em supervisão, tendo em vista a análise crítica, a orientação e a melhoria das atividades de gestão pedagógica e das práticas letivas; visa, ainda, proporcionar espaços de reflexão e de problematização no âmbito da supervisão e avaliação das práticas pedagógicas e deste modo contribuir para o desenvolvimento de competências para:
• Acompanhar a atividade dos professores, visando sua integração, adaptação e desenvolvimento profissional;
• Implementar estratégias de coavaliação num processo de reflexão sobre as práticas educativas;
• organizar programas de assessoria e apoio técnico à melhoria do desempenho da escolar e dos docentes, em função de necessidades identificadas;
• promover a avaliação do desempenho profissional dos professores, designadamente nas dimensões científica, pedagógica, metodológica e axiológica, em conformidade com as normas aplicáveis;
• promover estratégias de supervisão em cenários colaborativos.
• apropriar-se de instrumentos e processos de supervisão;
• induzir o questionamento sobre as práticas de coordenação e supervisão implementadas, promovendo o trabalho colaborativo, no âmbito da gestão do currículo;
• incentivar a implementação de estratégias sistemáticas de supervisão do trabalho docente.

Conteúdos Programáticos

1. Conceptualização da supervisão
1.1. Objeto, função, operacionalização e finalidades da supervisão
1.2. Supervisão e avaliação: diferenças, semelhanças e relações
1.3. Supervisão Educacional, Supervisão Escolar e Supervisão Pedagógica
1.4. A Supervisão Pedagógica no contexto da Formação inicial e contínua dos professores
1.5. A Supervisão Pedagógica, o desenvolvimento profissional e a qualidade da educação

2. Organização e prática da supervisão pedagógica
2.1. O ciclo da supervisão pedagógica
2.2. A dimensão reflexiva na supervisão
2.3. O perfil, as funções e as tarefas do supervisor
2.4. Processos e técnicas de supervisão pedagógica
2.5. A supervisão pedagógica num cenário colaborativo
2.6. Supervisão e avaliação de práticas pedagógicas: da reprodução à transformação e à emancipação; da fiscalização à coavaliação
2.7.

3. Assessoria da ação educativa
3.1. A assessoria técnica às escolas e aos professores como formas de supervisão preventiva e construtiva
3.2. A assessoria técnica como estratégia de empoderamento e promoção da autonomia das escolas e dos professores
3.3. A assessoria técnica na perspetiva do desenvolvimento profissional e da promoção em bases sustentáveis da qualidade da educação

Métodos de Ensino

As aulas serão de natureza teórico-prática e as actividades desenvolver-se-ão em sintonia com os objectivos e com os conteúdos programáticos enunciados, procurando ir ao encontro dos interesses, das motivações e das necessidades dos estudantes.
A reflexão e a discussão são elementos fundamentais do trabalho, os estudantes participam ativamente na dinamização das sessões. Partindo de experiências vividas por estes ou da recolha de informação, em diferentes fontes, a sua participação pode assumir diversas formas, designadamente a colocação de questões, partilha de experiências, debate de ideias, preparação, apresentação e análise de textos; fomentando-se o confronto de perspectivas pessoais com perspectivas desenvolvidas na literatura.

A avaliação terá dois referentes:
1. realização das tarefas propostas nas aulas (TA);
2. realização de um trabalho (Trab) a definir com os estudantes
A classificação final resulta da aplicação da seguinte fórmula:
CF= (TA) + 2 (Trab) /2

Obs: para os estudantes que não realizem as tarefas da aula a classificação final será a classificação obtida no trabalho

Bibliografia

Alarcão, I. (Org.) (2000). Escola reflexiva e supervisão. Uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora.
Alarcão, I. (2005). Professores reflexivos em uma escola reflexiva (4.ª ed.). S. Paulo: Cortez Editora.
Alarcão, I. & Roldão, M. C. (2008). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Edições Pedago.
Alarcão, I. & Tavares, J. (2003). Supervisão da prática pedagógica. Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem (2.ª ed.). Coimbra: Almedina.
Alves, N., & Garcia, R. L. (Orgs.) (2004). O fazer e o pensar dos supervisores e orientadores educacionais (9.ª ed.). S. Paulo: Edições Loyola.
Day, C. (2001). Desenvolvimento Profissional de professores. Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora.
Dias, M. (2005). Como abordar…a construção de uma escola mais eficaz. Porto: Areal Editores
Estrela, A. (1994). Teoria e prática de observação de classes. Uma estratégia de formação de professores (4.ª ed.). Porto: Porto Editora.
Fialho. I. (2016). Supervisão da prática letiva. Uma estratégia colaborativa de apoio ao desenvolvimento curricular. Revista de Estudos Curriculares, 7 (2), 18-37. Disponível em http://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/16/14
Fialho, I (2017). Supervisão da prática letiva. Um itinerário para uma escola com futuro. Elo 24: Itinerários para uma escola com futuro, 53-58. Revista do Centro de Formação Francisco de Holanda. Disponível em https://www.cffh.pt/?pagina=elos
Fialho, I. & Nóbrega, P. (2016). O perfil do inspector e o efeito da inspecção da educação no desempenho docente. Um estudo em escolas do II ciclo do ensino secundário no município da Chibia (Angola). Revista Educação. Temas e problemas, 16, 1-18.
Fialho, I. & Sarroeira, L. (2012). Cultura profissional dos professores numa escola em mudança / Professional culture of teachers in a changing school. Revista Educação. Temas e problemas – Educação, cultura docente e cidadania, 5 (10), 117-131. [ISSN 1646-2831]
Landsheere, G. (1997). A pilotagem dos sistemas de educação. Como garantir a qualidade da educação? Porto: Edições Asa.
Nolan, J., & Hoover, L. A. (2005). Teacher supervision and evaluation: theory into practice. Danvers, MA: John Wiley & Sons, Inc.
Rangel, M. (Org.) (2005). Supervisão pedagógica. Princípios e práticas (5.ª ed.). Campinas, SP: Papirus.
Sá-Chaves, I. (1999). Supervisão: concepções e práticas. Aveiro: Universidade de Aveiro. Centro Integrado de Formação de Professores.
Sá-Chaves, I. (2000a). Formação, conhecimento e supervisão. Contributos na área de formação de professores e de outros profissionais. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Sá-Chaves, I. (2000b). Portfólios reflexivos. Estratégia de formação e de supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Sá-Chaves, I. (Org.). (2005).Os “portefólios” reflexivos (também) trazem gente dentro. Reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos educativos. Porto: Porto Editora
Sergiovanni, T., & Starrat, R. (1986). Supervisão: perspectivas humanas. S. Paulo: Editora Pedagógica e Universitária.
Tavares, J. (Dir.) (1992). Supervisão e formação de professores. Aveiro: Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDINE).
Trindade, V. M. (2007). Práticas de formação. Métodos e técnicas de observação, orientação e avaliação (em supervisão). Lisboa: Universidade Aberta.
Vieira, F.; Moreira, M. A.; Barbosa, I.; Paiva, M. & Fernandes, I. S. (2006). No caleidoscópio da supervisão: imagens da formação e da pedagogia. Mangualde: Edições Pedago.

Equipa Docente