2023

Itinerários Turísticos

Nome: Itinerários Turísticos
Cód.: SOC12120L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

O objetivo principal é proporcionar ao Aluno conhecimentos básicos sobre o planeamento e gestão de itinerários turísticos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal é proporcionar ao Aluno conhecimentos sobre o planeamento e gestão de um dos serviços mais impulsionados pelos diversos intervenientes no sector - itinerários turísticos - nas diferentes formas que pode assumir. No final do semestre o Aluno tem as seguintes competências: Reconhecer a importância da implementação de itinerários para a valorização e dinamização da oferta turística a níveis local, regional, local e internacional; Identificar e aplicar a metodologia mais adequada na elaboração de um itinerário (consoante a sua tipologia), tendo em conta o desenvolvimento sustentável do destino; Gerir e valorizar um projeto-itinerário em diversos contextos organizacionais e territoriais, como por exemplo em empresas de animação, agências de viagens, câmaras municipais, associações de desenvolvimento ou outras de índole cultural e, também, em projetos de cooperação a nível internacional.

Conteúdos Programáticos

1. Itinerários: planeamento e gestão
1.1. Terminologia e importância no âmbito das políticas públicas
1.2. Recursos, regras e procedimentos de desenvolvimento
1.3. Metodologia de elaboração de projeto no âmbito de uma rota turística
1.4. Metodologia de elaboração de projeto no âmbito dos percursos pedestres
2. Itinerários: valorização e contributos para a oferta turística
2.1. Oportunidades e requisitos de mercado
2.2. Capacidade competitiva de Portugal e europeia
2.3. Estratégias de desenvolvimento e impactos
2.4. Estratégias de comercialização
3. Itinerários: estudos de caso
3.1. Estudos de caso por temática e/ou área geográfica
3.2. Análise de propostas de projetos

Métodos de Ensino

As matérias a lecionar serão transmitidas utilizando ambos os métodos expositivos (para transmissão dos conhecimentos essenciais) e ativos, fomentando a reflexão e resolução de problemas, o diálogo e o debate, para que os alunos desenvolvam a capacidade de assimilar os conteúdos de forma mais autónoma e participativa. As reflexões e debates baseiam-se numa visão integradora e cumulativa de todas as matérias abordadas ao longo das aulas. Serão realizados exercícios práticos para uma adequada compreensão de alguns dos conteúdos mais técnicos. O Aluno é incentivado a identificar e a explorar fontes de informação complementares. Com a colaboração de profissionais do sector, prevê-se a participação em visitas de campo e/ou seminários para interpretar diferentes realidades e consolidar os conhecimentos apreendidos no espaço de aula. Avaliação contínua: realização de 1 prova individual (60%) e de 1 trabalho prático (40%). Avaliação em exames: 1 prova individual (100%).

Bibliografia

Borges, M.R. et al (2020). Creative industrial tourism in Alentejo: The case of the Estremoz Anticlinal Marble Route’. In J.V. Carvalho et al (eds.), Advances in Tourism, Technology and Smart Systems. Springer.
Conlin, M.V., & Bird, G.R. (2014). Railway heritage and tourism: Global perspectives. Tourism and Cultural Change. Channel View Publications.
Council of Europe (2011). Impact of European Cultural Routes on SMEs’ innovation and competitiveness. Conselho da Europa (Ed.).
Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (2006). Regulamento de homologação de Percursos Pedestres. Lisboa: FCMP.
Olsen, D.H., & Trono, A. (2018). Religious Pilgrimage Routes and Trails. Sustainable Development and Management. Oxfordshire: CABI.
Timothy, D.J., & Boyd, S. (2015). Tourism and trails: Cultural, ecological and management issues. Aspects of Tourism. Bristol: Channel View Publications.
World Tourism Organization (2015). Cultural Routes and Itineraries. Affiliate Members Global Reports, Vol. 12.