2023

Património Conservação e Ciência

Nome: Património Conservação e Ciência
Cód.: QUI12124L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História da Arte, Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos: A necessidade de conservação do património artístico, arqueológico e arquitetónico ocorre não
só devido a fatores físicos e químicos intrínsecos dos materiais utilizados, mas também, da interação das
obras com o meio envolvente. Nesta disciplina pretende-se sensibilizar os alunos para o estudo e
conservação do património cultural dotando-os de competências no que toca aos principais materiais
utilizados, degradação e patologias e meios de caracterização e diagnóstico
Competências:
-adquirir perspetiva histórica da atividade de conservação e restauro, suas especificidades e quadro
deontológico;
-adquirir perspetiva histórica dos materiais usados na produção artística reconhecer a importância das
Ciências do Património e da Conservação na identificação das características dos materiais usados,
patologias associadas, para a resolução de problemas encontrados.
Compreensão dos fundamentos básicos das técnicas de caracterização e diagnóstico de bens
patrimoniais e suas aplicações

Conteúdos Programáticos

Introdução e contextualização: Arte vs Património Cultural.
Conceito de Preservação, Conservação e Restauro. Perspetiva histórica. A Conservação e Restauro como
uma Ciência. O código deontológico, a formação inicial e a atividade do conservador-restaurador. Os
princípios reguladores (intervenção mínima, reversibilidade, compatibilidade).
A cor: aspetos físicos, químicos e fisiológicos.
Perspetiva histórica da utilização de materiais na produção artística (pigmentos, corantes, pedra, têxteis,
aglutinantes e polímeros, metais, vidros e cerâmicos, fotografia).
Os processos e fatores de degradação de bens patrimoniais e os desafios da conservação e restauro.
As Ciências do Património e da Conservação e a importância do exame de bens patrimoniais. Breve
panorama sobre as técnicas de análise física e química de bens patrimoniais- exames de área, técnicas de
análise in-situ, técnicas de microanálise. Planeamento de projetos integrados de estudo e conservação de
bens patrimoniai

Métodos de Ensino

O ensino assenta em aulas teóricas, aulas práticas laboratoriais e orientações tutoriais. As aulas práticas
laboratoriais funcionam de uma forma articulada e complementar às aulas teóricas, aplicando-se a matéria
lecionada a situações práticas concretas. As orientações tutoriais servirão para apoio e acompanhamento
científico-pedagógico dos alunos, nomeadamente na execução de um trabalho complementar integrador
proposto.
A avaliação é baseada na apreciação dos conceitos adquiridos e da capacidade de os utilizar em situações
concretas e possui uma componente teórica e uma componente prática.
Componente Prática: Inclui avaliação contínua, classificação de relatórios das aulas práticas e de visitas
de estudo.
Componente Teórica: Inclui a realização de 3 testes e uma monografia / trabalho expositivo.
Classificação Final = 70% componente teórica + 30% componente prática

Bibliografia

1.Articles published in leading Cultural Heritage
Journals: Journal of Cultural Heritage; Studies in Conservation; International Journal of Conservation
Science; e-conservation; Conservar Património
2.J.S. Mills e R. White, _The organic chemistry of museum objects_, Butterworth Heinemann, 2nd Ed., 1994
3.Luís Aires Barros, _As rochas dos monumentos portugueses: tipologias e patologias_, IPPAR, 2001
4.B.R. Greenberg, D. Patterson, Art in Chemistry; Chemistry in Art, Teacher Ideas Press, 2nd ed. 2008
5. B. Stuart _Analytical techniques in materials conservation _John Wiley and Sons, Lda, 2007
6. E. May, M. Jones, _Conservation science - Heritage materials _RCS Publishing, 2006.
7. Y. Shashoua, _Conservation of Plastics: Materials science, degradation and preservation _Butterworth-
Heinemann ed., 2008
8. M. Pollard, C. Batt, B. Stern, B. & S. Young, _Analytical Chemistry in Archaeology_, Cambridge
University Press, 200713. C. BRANDI, Cesare Teoria do Restauro_Orion, edição portuguesa 2006.