2023

Património Científico

Nome: Património Científico
Cód.: HIS12116L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Identificar Património científico em tempo de globalização; reconhecer espaços, instituições e coleções de
património científico; património científico e cidades – espelhos de diálogo. Factos, Tempo Longo, Tempo
Curto, Persistência (s), Inovação. Estimular a inquietação científica e historiográfica: como manusear
património científico envolvendo nós e o «outro» ? O papel do público entendimento da História da
Ciência, dos Museus Científicos e das Coleções do século XVIII- XXI?
Pretende-se a) Reconhecer e identificar temas, problemas e correntes historiográficas de património,
instituições e coleções científicas; b) “Descentralização” da história para uma visão mundial e global da
História, das configurações ideológicas, culturais e de imaginários dos séculos XX e XXI; c) Identificar
agendas de património científico; d) Saber identificar a capacidade de agenciamento nas Ciências Sociais
e Humanas a partir de património científico, numa visão transnacional e global. (978)

Conteúdos Programáticos

1. Visão introdutória da História das Ciências e da Prática Científica do mundo moderno (séculos 18-20).
2. Práticas científicas, práticas culturais e património científico: contexto Europa em diálogo com os eixos
estratégicos do Atlântico e do Índico de trocas e de redes científicas
3. Instituições, atores e redes em torno de património científico: Universidades, Laboratórios, Jardins,
Museus, Congressos, Centros de Ciência.
4. Descobrir, valorizar e investigar coleções científicas. Exibir património científico e coleções.
5. Espaço público e património científico – legislação, políticas e debates de utilização e valorização.
6. Papel ativo de património científico na sociedade e na promoção de cultura científica vs.Cultura de
cidadania
7. Partir em busca de estudos de caso de património científico na sociedade portuguesa – um exercício em
aberto (856)

Métodos de Ensino

Ponto prévio. Uso semanal das plataformas de moodle disponibilizadas pela U.E.
A uc funcionará semanalmente sempre com uma mesma modalidade: 1º aulas teóricas lectures; 2º aulas
de laboratório: visita de campo, análise e comentário de um artigo de estado de arte de agendas
diversificadas, em inglês proveniente de internationals journals da especialidade de património científico.
Esta tarefa é obrigatória e sempre feita em grupo pre-organizados, sempre supervisionados pelo docente
em tempo de tutoria ou de apoio de mail.
Vetores abertos: 3 sessões a cargo de experts convidados; levar os estudantes a participarem em
conferências/congressos.
Avaliação – privilegiar sempre a avaliação contínua. Elaboração de 3 – 4 textos individuais (notas de
leitura, ensaios bibliográficos, recensão crítica de livro; ou elaboração de trabalho/ ensaio – modalidade
em grupo; uma frequência em tempo de aula. Exame para quem não estiver inserido no modelo de
avaliação contínua.

Bibliografia

Aransson, P. Elgenisu, G. (Ed.)(2015), National Museums and Nation-building in Europe 1750-
2010:Mobilization and legitimacy, continuity and change, New York, Routledge
Cambridge (The) History of Science ((2001-3),:Vol. 4, 7; 18th Science, Cambridge U. Press
Granato, M.; Lourenço, M.C.(2010), Coleções científicas luso-brasileiras: património a ser descoberto. R.
Janeiro, MAST
John V. P. (2001), Ways of Knowwing. A new history of science, techbology and medicine, U. Chicago
Press
Lopes, M. M.; Heizer, A.(edits (2011) Colecionismos, práticas de campo e representações, Campinas, Ed.
EDUPEPPB
Matos, A. C.; Gouzévitch, I; Lourenço, M.C. (Editors) (2011), Expositions Universelles, Musées Techniques
et Société Industrielle –World Exhibitions, Technical Museums and Industrial Society, Lisboa, Ed. Colibri
Poulot, D. (1998), Patrimoine et Modernité, Paris
Salgueiro, A.; N., M.F; Rollo, M.F; Lopes, Q.(2014), Internacionalização da Ciência.
Internacionalismo científico, Lisboa, Ed. Caleidoscópio