2023

Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música III

Nome: Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música III
Cód.: MUS11182M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Três aulas do semestre são leccionadas por especialistas da área. Uma aula com um colega especialista percussão. Uma aula com um colega especialista em composição. Uma aula com um colega especialista em música de câmara.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música III aborda o ensino de cada área especifica em contexto de grupo alargado (turma ou ensemble). Aspetos gerais como a Planificação, Motivação, Desempenho e Avaliação e sua importância no processo ensino – aprendizagem estão na base desta unidade curricular. Organização formal de relatórios e grelhas de evolução dos alunos e sua influência no sucesso escolar. Os alunos desenvolverão altas competências para a abordagem em situação de ensino em turma ou ensemble das teorias musicais existentes bem como de crítica e avanço para uma ação progressista da educação de música. Questões de programas e repertório serão também alvo de crítica e ação construtiva ao encontro e abertura no contexto do ensino de cada uma das áreas de docência e sua organização curricular.

Conteúdos Programáticos

-Em contexto de ensino de turma e ensemble abordar-se-á técnicas de ensino da área de docência e suas especificidades de acordo com os diferentes graus de ensino e respetivos grupos etários.
-A multidisciplinaridade no ensino vocacional da música.
-A criatividade no ensino vocacional de música em contexto de grandes grupos.
-A Planificação, Motivação, Desempenho e Avaliação como fatores determinantes para o sucesso no ensino.
-Reflexão e propostas de metodologias para critérios de aferição técnica e artística em sala de aula.

Métodos de Ensino

- Aula de música visando a replicação do contexto profissional;
- Exposição teórica dos estudos e exercícios a desenvolver;
- Análise e reflexão sobre os estudos e exercícios a desenvolver (seus objetivos e resolução de dificuldades);
- Prática dos estudos e exercícios propostos;
- Proposta de novas ferramentas técnicas para o ensino da área de docência;
- Avaliação contínua: entrega de trabalhos escritos e apresentações; prova prática.

Bibliografia

- Arends, R. (2008). Aprender a Ensinar. Lisboa: Mc Graw Hill
- Ribeiro, C. e Ribeiro, L. (1989). Planificação e Avaliação do Ensino-Aprendizagem. Lisboa: UA
-Gane, P. M. (2006). Making music. Creative ideas for instrumental teachers. Oxford: OUP
-Gordon, E. (2000). Teoria de aprendizagem musical. Lisboa: FCG
-Green, L. (2008). Music, informal learning and the school: a new classroom pedagogy. Farnham-Surrey: Asghate.
Lopes, E. (2013). Pluralidade no ensino do instrumento musical. Évora:F.LMolina (2013)
Millls, J (2007). Instrumental teaching. Oxford: OUP
-Molina, M. A. (2008). Música. Arte. Diálogo. Civilización, CIMA, UGranada, Spain.
-Parncutt, R. & McPherson, G. (Eds.) (2005). The science and psychology of music performance. Oxford: OUP
Sloboda, J. (1986). The Musical Mind: The cognitive psychology of music. NY: OUP
-Sidnell, R. (1973). Building instructional programs in music education. New Jersey: Prentice-Hall

Equipa Docente