2023

Educação Inclusiva e Diferenciação Pedagógica

Nome: Educação Inclusiva e Diferenciação Pedagógica
Cód.: PED13985M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A Educação Inclusiva é hoje uma componente fundamental da formação de professores. Falar de inclusão e diferenciação pedagógica é falar de participação e de direitos humanos. Mas também é falar de uma ESCOLA capaz de criar as melhores condições de aprendizagem para TODOS.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1)Compreender a educação inclusiva na perspetiva dos direitos humanos, equidade e resposta à diversidade
2) Conhecer razões de ordem ética, histórica e sociológica da educação inclusiva
3) Conhecer, analisar e utilizar referenciais nacionais e internacionais sobre educação inclusiva
4) Compreender o significado da diferenciação pedagógica como um desafio à escola atual de modo a cumprir o objetivo imperativo de uma “Escola para todos”.
5) Conhecer conceções e práticas de diferenciação pedagógica na educação de infância e no 1º ciclo do ensino básico e saber adequá-las às necessidades dos contextos educativos.
6) Ser capaz de identificar barreiras à participação e perspetivar mudanças para a inclusão através da mobilização de recursos dos contextos educativos e da comunidade
7) Ser capaz de argumentar e provocar reflexão sobre educação inclusiva nos contextos da profissão.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos e princípios da educação inclusiva
1.1. Da segregação ao processo de inclusão
1.2. Da educação especial à educação inclusiva
1.3. Diversidade; Equidade; Participação e direitos humanos

2. Referenciais teóricos e legais para a educação inclusiva
2.1. Orientações internacionais
2.2. O enquadramento legal português
2.3. Evidências de educação inclusiva

3. Diferenciação pedagógica
3.1. Conceitos e fundamentos teóricos
3.2. Práticas de diferenciação pedagógica
3.3. Estratégias de ensino-aprendizagem centradas na heterogeneidade de competências com recurso ao trabalho cooperativo, dinâmica de grupos, trabalho a pares, tutoria e trabalho de projeto
3.4. A gestão flexível do currículo: O planeamento e a avaliação participados.
3.5. A organização flexível do ambiente educativo.

4. Barreiras e recursos à aprendizagem e à inclusão.

Métodos de Ensino

As metodologias privilegiam a reflexão, através do debate, da crítica fundamentada e da interlocução, contribuindo, simultaneamente, para a mobilização, conexão e consolidação de saberes. Haverá momentos de exposição da docente para clarificação, síntese e/ou introdução, de conteúdos. Os estudantes terão a oportunidade participar no planeamento e na auto e heteroavaliação das aprendizagens, através da negociação cooperada. Para tal serão disponibilizados instrumentos de regulação dos processos de aprendizagem como Plano Individual de Trabalho; feedback dialógico; Plano de Projeto. A plataforma Moodle será um recurso.
O regime de avaliação contínua contempla o processo de construção de um portfólio reflexivo e o seu conteúdo, a negociar com os estudantes, (60%) e a comunicação à turma de um dos produtos do portfólio, realizado em grupo (40%).
O regime de avaliação final contempla a entrega de um portfólio reflexivo, cujo conteúdo incide em todos os conteúdos do programa a UC (100%).

Bibliografia

Ainscow, M. (2016). Diversity and Equity: A Global Education Challenge. New Zealand Journal of
Educational Studies 51, 143–155
Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva. (2017). Instrumento de Autorreflexão para um Ambiente de Educação Pré-Escolar Inclusiva. (E. Björck-Åkesson, M. Kyriazopoulou, C. Giné e P. Bartolo, eds.). Odense, Dinamarca.
Martins, G. (Coord.). (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/D.G. E.
Messiou, K., & Ainscow, M. (2015). Responding to learner diversity: Student views as a catalyst for
powerful teacher development? Teaching and Teacher Education, 51, 246–255
Pereira, F. (Coord.) (2018). Para Uma Educação Inclusiva – Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Ministério da Educação/DGE
Tomlinson, C. A. (2014) The Differentiated Classroom: responding to the Needs of All Learners. Alexandria, VA: ASCD
UNESCO (2017). A Guide for Ensuring Inclusion and Equity in Education. Paris: UNESCO

Equipa Docente