2023

Laboratório de Design Industrial II

Nome: Laboratório de Design Industrial II
Cód.: VIS12871L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Estimular capacidades de investigação, concepção e desenvolvimento face às condicionantes de projecto e prototipagem;
Métodos e capacidades criativas conducentes à inovação;
Distinguir processos e técnicas de produção, protótipos e fabrico face a diferentes tecnologias e materiais Faculdades projectuais individuais em equipa na simulação de casos de diversos níveis de complexidade Proporcionar um ambiente pedagógico propício à experimentação e à partilha de informação, familiarizar- se com os instrumentos mecânicos, industriais, informáticos;
Competências de pesquisa e sistematização da informação
Entender os ciclos de vida dos produtos e as ferramentas de gestão subjacentes ao desenvolvimento de novos produtos.
Desenvolver capacidades técnicas nos processos do projecto e do desenvolvimento de protótipos ou modelos
Desenvolver capacidades técnicas de projecto, nomeadamente, no processo de preparação de ficheiros para processos de prototipagem

Conteúdos Programáticos

Aplicação, a um nível avançado, de um trajecto teórico ou prático centrado na percepção e compreensão do processo de desenvolvimento de projecto em design industrial, nomeadamente nas vertentes relacionadas com o desenvolvimento de protótipos e modelos;
Desenvolvimento avançado das técnicas de prototipagem e de modelação física;
Aplicação adequada das técnicas leccionadas às necessidades do trabalho a desenvolver e sua contextualização ao nível da intervenção na gestão de projectos em ambientes multidisciplinares; Aplicação dos conhecimentos adquiridos ao desenvolvimento de um trabalho que explore processos de prototipagem
Exploração concertada das actividades e dos equipamentos disponíveis na Universidade de Évora quer como observadores, quer numa vertente mais prática de experimentação de resultados.

Métodos de Ensino

Exposição participada, debate;
Acompanhamento tutorial individual ou em grupo;
Resolução de problemas pré-definidos, de complexidade progressiva; Desenvolvimento de trabalhos teóricos ou práticos;
Contacto directo com diferentes tipos de modelos;
Apoio ao desenvolvimento de projectos dos alunos noutras disciplinas; Desenvolvimento de exercícios tutoriais específicos;
Desenvolvimento de exercícios tutoriais específicos com carácter de avaliação; Testes ou exercícios de avaliação.
Assiduidade: 5%
Avaliação Intermédia: 40%
Avaliação Final: 55%

Bibliografia

Alves, Fernando Jorge Lino, (et. Al.), Protoclick – protipagem rápida, Protoclick, 1a edição, Porto (2001) From Bakelite to Composit – Design in New Materials, Stichting Kunsboek, 1st edition, Belgium (2003) Colin, C. (2010). Question(s) design (1 ed.). Paris: Flammarion.
CPD, & Design, C. P. d. (Eds.). (2005). Do projecto ao objecto - Manual de boas práticas de mobiliário urbano em centros históricos (CPD ed.). Lisboa: CPD - Centro Português de Design.
Stattmann, N. (2003). Ultra Light - Super Strong, A new generation of design materials. Basel, Boston, Berlin: Birkäuser
Manzini, E. (1992). Artefactos, Hacia una nueva ecologia del ambiente artificial (C. O. y. P. Cattermole, Trans. 2a ed.). Madrid: Celeste Ediciones y Experimenta Ediciones de Diseño.
Manzini, E. (1993). A Matéria da Invenção (P. A. Dias, Trans.). Lisboa: Centro Português de Design. Tschimmel, K. (2011). Processos Criativos. A emergência de ideias na prespetiva sistémica da criatividade. Porto: ESAD

Equipa Docente