2023

Fundamentos da Prescrição do Exercício

Nome: Fundamentos da Prescrição do Exercício
Cód.: DES10230M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos:
- Conheçam a forma como se prescreve exercício físico para a população em geral.
- Saibam aplicar os resultados dos diferentes tipos de testes laboratoriais e de campo disponíveis para a avaliação da condição física e posterior elaboração dos programas de exercício;
- Saibam acompanhar o desenvolvimento de programas individuais e colectivos de exercício físico.
- Compreendam os efeitos que os programas de exercício que irão elaborar originarão nos sujeitos em quem irão aplicar esses mesmos programas.
- Percebam as implicações que a aplicação dos diferentes tipos de programas poderá vir a evidenciar nos diferentes componentes da aptidão física das populações.
- Consigam recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados;
- Adquiram a capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta Unidade.

Conteúdos Programáticos

1. A utilização dos dados obtidos na avaliação funcional.
2. Cálculos energéticos
3. A programação dos programas de exercício
4. Prescrição do exercício no adulto
5. Prescrição do exercício em jovens

Métodos de Ensino

A UC organiza-se em aulas T, aulasP e tutoriais conforme regulamento escolar da UE. As aulasT são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.

Nas aulas laboratoriais, os alunos devem: participar activamente na preparação e execução do trabalhos, na discussão dos resultados em grupo e elaborar o relatório do trabalho individual. Estas aulas serão também uma oportunidade para os alunos aperfeiçoarem a sua capacidade de prescrever exercício em situações reais.

A avaliação inclui questões colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita será efectuada através de frequência ou exame final.

Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle.

Bibliografia

American College of Sports Medicine (1995). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 5th Edition, Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.
American College of Sports Medicine (2006). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 7th Edition, Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.
Durstine J. & Moore G. (2003) ACSM`s exercise management for persons with chronic diseases and disabilities. Champaign, Illinois, USA: Human KineticsJones, C. & Rose, D. (2005). Physical activity instruction of older adults. Champaign, Illinois, USA: Human Kinetics.
Pate, R. R., Pratt, M., Blair, S. N., Haskell, W. L., Macera, C. A., Bouchard, C., et al. (1995). Physical activity and public health. JAMA: the journal of the American Medical Association, 273(5), 402.
Kraemer, W. et al. (2002). Progression Models in Resistance Training for Healthy Adults . American Colege of Sports Medicine - Position Stand. Medicine Science and Sport Exercise, 34 (2), 364-380.