2023

Estudos Críticos de Património

Nome: Estudos Críticos de Património
Cód.: HIS12105L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Abordar o património de uma perspectiva crítica, em termos conceptuais, epistemológicos e intelectuais.
Familiarizar os alunos com as novas noções de património relacionadas com as mais recentes
problemáticas da museologia crítica, cultura e teoria material e visual, do pós-colonialismo, da
globalização, dos estudos da memória e da Antropologia.
Dotar os discentes da capacidade de problematizar os conhecimentos adquiridos ao longo da sua
formação académica à luz das correntes teóricas e dos debates mais actuais na área do património
cultural.
Pretende-se tornar os alunos sejam capazes de pensar os conceitos, as categorias e os discursos do
património fora das doutrinas dominantes e em contextos distintos, com enquadramentos intelectuais e
metodológicos alternativos, de modo a habilitá-los a reconsiderar os valores, as práticas, as éticas e as
políticas do património.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: perspectivas críticas do património cultural: o manifesto da Associação dos Estudos
Críticos do Património.
2. Ideologias e políticas contemporâneas do património: quem decide o que é património, como e porquê.
2.1 As políticas e os usos do passado: Memória, História e Esquecimento.
2.2 Conflito, Perda e conservação.
2.3 Eurocentrismo, pós-colonialismo e globalização.
2.4 Universalismo, nacionalismos, regionalismos e o local
2.5 Capitalismo e neo-liberalismo.
2.6 Identidade e Alteridade.
3. As práticas e os usos contemporâneos do património em debate.
3.1 O tangível e o intangível.
3.2 Património e comunidades.
3.3 Património e desenvolvimento: crise e sustentabilidade.
3.4 Património e Turismo.
3.5 Património Negativo.
3.6 Património Partilhado.
3,7 Património Digital.
3.8 Conservação crítica.
3.9 Património e criação.
3.10 Os novos patrimónios.

Métodos de Ensino

Na unidade curricular serão utilizadas duas metodologias: 10 horas de aulas expositivas leccionadas pelo
docente coordenador da disciplina e 20 horas de aulas em sistema de conferências, em que um orador
convidado introduz um tema, seguido por um debate. De modo a promover uma dinâmica participativa por
parte dos alunos, estes deverão preparar duas perguntas para colocar ao orador.
A avaliação:
1 frequência (a realizar após as 10 horas de aulas expositivas);
participação nos debates;
relatórios semanais das conferências e debates (1 página A4).

Bibliografia

G. Fairclough, R. Harrison, J. H. Jameson Jnr., J. Schofield (Editrs.) - The Heritage Reader. London, New
YorK: Routledge, 2008.
N. Fraser - “Recognition without ethics?”. Theory, Culture and Society, 18, 2001, 21-42.
R. Harrison - Heritage: critical approaches. London, New York: Routledge, 2013.
R. Harrison - Understanding the politics of heritage. Manchester: NH: Manchester University Press, Open
University, 2010.
D. C. Harvey - “Heritage pasts and heritage presents: temporality, meaning and the scope of heritage
studies”. International Journal of Heritage Studies, 7, 2001, 319-338.
L. Smith - “Editorial”. International Journal of Heritage Studies, 18, 2012, 533-540
(http://www.academia.edu/2106554/IJHS_Editorial_A_critical_heritage_studies).
L. Smith - The Uses of Heritage. London, New YorK: Routledge, 2006.
L. Smith, E. Waterton - Heritage, communities and archaeology. London: Duckworth, 1985.
P. Wright - On living in an old country. London: Verso, 1985.

Equipa Docente