2023

Seminário Temático 4

Nome: Seminário Temático 4
Cód.: FIL12631D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

O Seminário 4 pretende dar a conhecer o estado da arte numa área filosófica contemporânea, de modo a fomentar a capacidade dos alunos contextualizarem as suas problemáticas no horizonte desses debates

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecimento do estado da arte numa área filosófica em que se integrem globalmente alguns dos
projetos de doutoramento
2. Análise de questões particulares numa área relevante do saber filosófico na actualidade
3. Integração dos estudantes nas linhas de investigação dos docentes do curso
4. Fomentar nos estudantes a capacidade de contextualizar as problemáticas que investigam no
horizonte de debates filosóficos contemporâneos
5. Fomentar nos estudantes a prática duma abordagem metodologicamente coerente das temáticas
dos seus projetos nascentes
6. Prática do trabalho académico, formalmente correcto, conceptualmente preciso e bem
estruturado.

Conteúdos Programáticos

Filosofia e Psicanálise
1. Filosofia e psicanálise
a. Considerações epistemológicas sobre a Psicanálise
b. Superação do epistemológico: Psicanálise e Filosofia prática
2. A vocação prática da Filosofia
a. Epimeleia: o cuidado de si na época clássica
b. A busca da «vida boa» e a ética aristotélica
c. Kant e a atenção às «doenças da cabeça»
d. A ideia da filosofia como terapia no sec. XX
e. A perspectiva de Foucault
3. A Psicanálise como hermenêutica antropológica
a. A metapsicologia de Freud
b. A questão da relação e a formação do eu (Klein, Bion)
c. O processo de amadurecimento (Winnicott)
d. O inconsciente como linguagem (Lacan)
4. Abordagem de algumas questões filosóficas e psicanalíticas
a. Instrumentos conceptuais transversais
b. Os sonhos: à luz de Freud, Bion, Kant
c. Do eu substancial ao eu-função
d. Identificação projectiva e projecto de mundo
e. A experiência do tempo (Freud, Green, Kant, Heidegger)

Métodos de Ensino

O seminário funciona em regime presencial, podendo recorrer-se, em casos especiais, à participação por
Skype. A lecionação incluirá exposição, trabalho de textos e debate. Eventualmente, poderão integrar-se
sessões realizadas por conferencistas convidados ou a participação dos estudantes em encontros
científicos, que tenham lugar acerca de temas/áreas afins

A avaliação terá por base:
1) a assiduidade e participação ativa (10%);
2) uma apresentação oral ou a
redação de um breve ensaio ou comentário da temática tratada no seminário, ou um relatório de aula,
de 2-3 pág. (15%);
3) a apresentação formal dum ensaio escrito final em formato de comunicação num
colóquio (75%).

Bibliografia

Bion, W. (2007): Second Thoughts. Karnac, Londres
Borges-Duarte, I. (2003): “O melão, o remoinho e o tempo. Descartes e o sonho de uma noite de
outono.” Revista Portuguesa de Filosofia, v. 59, (Fasc. 3, Nº monográfico: Filosofia e Psicanálise), 315-
337
____ (Ed.) (2008): A Morte e a Origem. Em torno a Heidegger e a Freud. Lisboa, C.F.U.L.
Dias, E. O. (2012): A teoria do amadurecimento de D.W. Winnicott. São Paulo, DWW
Foucault, M. (1984): Histoire de la sexualité, III. Le souci de soi. Paris, Gallimard
Freud, S. (2001): A interpretação dos sonhos. Rio de Janeiro, Imago.
Green, A. (2008): “Freud’s concept of temporality: differences with current ideas”. International Journal
of Psychoanalysis, 89, 1029-1039
Kant, I. (2010): „Ensaio sobre as Doenças da Cabeça“, Revista Filosófica de Coimbra, nº 37, 201-212
Loparic, Z. (Org) (2013): Winnicott e a Ética do cuidado. São Paulo, DWW