2025
Integração de cuidados à pessoa em situação crónica
Nome: Integração de cuidados à pessoa em situação crónica
Cód.: ENF14799O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
- Aprofundar os conhecimentos do estudante no âmbito da integração de cuidados e condição/doença crónica;
- Aquisição/aprofundamento de práticas profissionais que contribuam para uma melhor gestão das situações complexas de saúde.
Competências:
- Aprofundar os conceitos de integração de cuidados de saúde, doença crónica e complexidade
- Identificar os diferentes modelos e programas de integração de cuidados
- Refletir sobre os diferentes modelos/programas de integração de cuidados ajustando-o à sua realidade no âmbito dos cuidados à pessoa em condição crónica .
- Aprofundar os conhecimentos do estudante no âmbito da integração de cuidados e condição/doença crónica;
- Aquisição/aprofundamento de práticas profissionais que contribuam para uma melhor gestão das situações complexas de saúde.
Competências:
- Aprofundar os conceitos de integração de cuidados de saúde, doença crónica e complexidade
- Identificar os diferentes modelos e programas de integração de cuidados
- Refletir sobre os diferentes modelos/programas de integração de cuidados ajustando-o à sua realidade no âmbito dos cuidados à pessoa em condição crónica .
Conteúdos Programáticos
1. O fenómeno da complexidade em saúde
2. História e contexto das políticas para enfrentar doenças crónicas
3. A condição crónica, multimorbilidade e a dependência como desafios do sec XXI
4. Modelos e Programas de Integração de Cuidados
5. Ajustamento dos cuidados à pessoa em condição crónica.
2. História e contexto das políticas para enfrentar doenças crónicas
3. A condição crónica, multimorbilidade e a dependência como desafios do sec XXI
4. Modelos e Programas de Integração de Cuidados
5. Ajustamento dos cuidados à pessoa em condição crónica.
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino:
- A Metodologia de Ensino será expositiva interativa (T) e ilustrada pela realidade/contexto através de seminários (S).
- Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.
- A Metodologia de Ensino será expositiva interativa (T) e ilustrada pela realidade/contexto através de seminários (S).
- Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.
Avaliação
A avaliação será distribuída durante o semestre por realização de trabalho escrito individual ou por exame no final do semestre.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ≥9,5 valores.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ≥9,5 valores.
Bibliografia
1. Coelho A, Leone C, Ribeiro V, Moreira P, Dussault G. Integrated Disease management: A critical review of foreign and Portuguese experience. Acta Médica Portuguesa. 2014; 27(1): 18- 27.
2. Coelho A, Diniz JA, Hartz Z, Dussault G. Gestão Integrada da Doença Renal Crónica: Análise de uma política inovadora em Portugal. Revista Portuguesa de Saúde Pública , 2014; 32(1): 69-79.
3. Craig, P., Dieppe, P., Macintyre, S., Michie, S., Nazareth, I., & Petticrew, M. (2008). Developing and evaluating complex interventions: New guidance. https://mrc.ukri.org/documents/pdf/complex-interventions-guidance/
4. European Union: Expert Group on Health Systems Performance Assessment. Tools and methodologies to assess Integrated care in Europe.2017:128p
5. Escoval A, Coelho A, Diniz JA, Rodrigues M, Moreira F, Espiga P. Gestão Integrada da Doença: uma abordagem experimental de gestão em saúde. Revista Portuguesa de Saúde Pública. 2010; Vol. Temático (9): 105-115
6. Lopes, M. J. & Sakellarides, C. (20
2. Coelho A, Diniz JA, Hartz Z, Dussault G. Gestão Integrada da Doença Renal Crónica: Análise de uma política inovadora em Portugal. Revista Portuguesa de Saúde Pública , 2014; 32(1): 69-79.
3. Craig, P., Dieppe, P., Macintyre, S., Michie, S., Nazareth, I., & Petticrew, M. (2008). Developing and evaluating complex interventions: New guidance. https://mrc.ukri.org/documents/pdf/complex-interventions-guidance/
4. European Union: Expert Group on Health Systems Performance Assessment. Tools and methodologies to assess Integrated care in Europe.2017:128p
5. Escoval A, Coelho A, Diniz JA, Rodrigues M, Moreira F, Espiga P. Gestão Integrada da Doença: uma abordagem experimental de gestão em saúde. Revista Portuguesa de Saúde Pública. 2010; Vol. Temático (9): 105-115
6. Lopes, M. J. & Sakellarides, C. (20