2025
Modelo de gestão de crianças e adolescentes em situação crónica
Nome: Modelo de gestão de crianças e adolescentes em situação crónica
Cód.: ENF14796O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos.
Aprofundar conhecimentos avançados e uma compreensão dos conceitos-chave subjacentes às situações crónicas da infância à adolescência.
Descrever sistematicamente e avaliar criticamente os princípios da gestão de situações crónicas de saúde em crianças, adolescentes e cuidadores.
Refletir sobre o papel das equipas multidisciplinares na gestão de situações crónicas de saúde em crianças, adolescentes e cuidadores.
Competências:
Demonstra conhecimentos da fisiopatologia de situações crónicas de saúde que afetam crianças, adolescentes e cuidadores.
Aplica o conhecimento para desenvolver um estudo de caso e um plano de gestão adequado para uma criança ou adolescente com uma situação crónica de saúde.
Demonstra consciência do impacto psicossocial das situações crónicas de saúde nas crianças, adolescentes e cuidadores.
Avalia criticamente a atual base de investigação em aspetos relacionados com situação crónicas, prevenção e gestão, crianças, adolescentes e cuidadores.
Aprofundar conhecimentos avançados e uma compreensão dos conceitos-chave subjacentes às situações crónicas da infância à adolescência.
Descrever sistematicamente e avaliar criticamente os princípios da gestão de situações crónicas de saúde em crianças, adolescentes e cuidadores.
Refletir sobre o papel das equipas multidisciplinares na gestão de situações crónicas de saúde em crianças, adolescentes e cuidadores.
Competências:
Demonstra conhecimentos da fisiopatologia de situações crónicas de saúde que afetam crianças, adolescentes e cuidadores.
Aplica o conhecimento para desenvolver um estudo de caso e um plano de gestão adequado para uma criança ou adolescente com uma situação crónica de saúde.
Demonstra consciência do impacto psicossocial das situações crónicas de saúde nas crianças, adolescentes e cuidadores.
Avalia criticamente a atual base de investigação em aspetos relacionados com situação crónicas, prevenção e gestão, crianças, adolescentes e cuidadores.
Conteúdos Programáticos
Saúde Neonatal e Desenvolvimento Infantil
As situações crónicas comuns em Pediatria
A situação crónica como experiência, o seu impacto em crianças, adolescentes e famílias.
A situação crónica em crianças, adolescentes e famílias em contexto comunitário
Modelos de adaptação à situação crónica.
Gestão da Dor em Pediatria
As situações crónicas comuns em Pediatria
A situação crónica como experiência, o seu impacto em crianças, adolescentes e famílias.
A situação crónica em crianças, adolescentes e famílias em contexto comunitário
Modelos de adaptação à situação crónica.
Gestão da Dor em Pediatria
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino:
A Metodologia de Ensino será expositiva interativa (T), ilustrada com exemplos práticos (TP) em contexto presencial (Worshops) e online (sessões assíncronas).
Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.
A Metodologia de Ensino será expositiva interativa (T), ilustrada com exemplos práticos (TP) em contexto presencial (Worshops) e online (sessões assíncronas).
Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.
Avaliação
Metodologias de avaliação:
A avaliação será distribuída durante o semestre por realização de trabalho escrito, correspondente a um capítulo do relatório final, ou por exame no final do semestre.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ≥9,5 valores.
A avaliação será distribuída durante o semestre por realização de trabalho escrito, correspondente a um capítulo do relatório final, ou por exame no final do semestre.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ≥9,5 valores.
Bibliografia
Göldel, J. M., Kamrath, C., Minden, K., Wiegand, S., Lanzinger, S., Sengler, C., Weihrauch-Blüher, S., Holl, R. W., Tittel, S. R., & Warschburger, P. (2022). Access to Healthcare for Children and Adolescents with a Chronic Health Condition during the COVID-19 Pandemic: First Results from the KICK-COVID Study in Germany. Children, 10(1), 10. https://doi.org/10.3390/children10010010
Herzer, M., Godiwala, N., Hommel, K. A., Driscoll, K., Mitchell, M., Crosby, L. E., Piazza-Waggoner, C., Zeller, M. H., & Modi, A. C. (2010). Family functioning in the context of pediatric chronic conditions. Journal of developmental and behavioral pediatrics : JDBP, 31(1), 2634. https://doi.org/10.1097/DBP.0b013e3181c7226b
(Barlow, J., Wright, C., Sheasby, J., Turner, A., & Hainsworth, J. (2002). Self-management approaches for people with chronic conditions: a review. Patient Education and Counseling, 48(2), 177187. https://doi.org/10.1016/S0738-3991(02)00032-0
Herzer, M., Godiwala, N., Hommel, K. A., Driscoll, K., Mitchell, M., Crosby, L. E., Piazza-Waggoner, C., Zeller, M. H., & Modi, A. C. (2010). Family functioning in the context of pediatric chronic conditions. Journal of developmental and behavioral pediatrics : JDBP, 31(1), 2634. https://doi.org/10.1097/DBP.0b013e3181c7226b
(Barlow, J., Wright, C., Sheasby, J., Turner, A., & Hainsworth, J. (2002). Self-management approaches for people with chronic conditions: a review. Patient Education and Counseling, 48(2), 177187. https://doi.org/10.1016/S0738-3991(02)00032-0