2025

Modelo de gestão de crianças e adolescentes em situação crónica

Nome: Modelo de gestão de crianças e adolescentes em situação crónica
Cód.: ENF14796O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos.
• Aprofundar conhecimentos avançados e uma compreensão dos conceitos-chave subjacentes às situações crónicas da infância à adolescência.
• Descrever sistematicamente e avaliar criticamente os princípios da gestão de situações crónicas de saúde em crianças, adolescentes e cuidadores.
• Refletir sobre o papel das equipas multidisciplinares na gestão de situações crónicas de saúde em crianças, adolescentes e cuidadores.

Competências:
• Demonstra conhecimentos da fisiopatologia de situações crónicas de saúde que afetam crianças, adolescentes e cuidadores.
• Aplica o conhecimento para desenvolver um estudo de caso e um plano de gestão adequado para uma criança ou adolescente com uma situação crónica de saúde.
• Demonstra consciência do impacto psicossocial das situações crónicas de saúde nas crianças, adolescentes e cuidadores.
• Avalia criticamente a atual base de investigação em aspetos relacionados com situação crónicas, prevenção e gestão, crianças, adolescentes e cuidadores.

Conteúdos Programáticos

Saúde Neonatal e Desenvolvimento Infantil
As situações crónicas comuns em Pediatria
A situação crónica como experiência, o seu impacto em crianças, adolescentes e famílias.
A situação crónica em crianças, adolescentes e famílias em contexto comunitário
Modelos de adaptação à situação crónica.
Gestão da Dor em Pediatria

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino:
• A Metodologia de Ensino será expositiva interativa (T), ilustrada com exemplos práticos (TP) em contexto presencial (Worshops) e online (sessões assíncronas).
• Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.

Avaliação

Metodologias de avaliação:
• A avaliação será distribuída durante o semestre por realização de trabalho escrito, correspondente a um capítulo do relatório final, ou por exame no final do semestre.

O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ≥9,5 valores.

Bibliografia

Göldel, J. M., Kamrath, C., Minden, K., Wiegand, S., Lanzinger, S., Sengler, C., Weihrauch-Blüher, S., Holl, R. W., Tittel, S. R., & Warschburger, P. (2022). Access to Healthcare for Children and Adolescents with a Chronic Health Condition during the COVID-19 Pandemic: First Results from the KICK-COVID Study in Germany. Children, 10(1), 10. https://doi.org/10.3390/children10010010
Herzer, M., Godiwala, N., Hommel, K. A., Driscoll, K., Mitchell, M., Crosby, L. E., Piazza-Waggoner, C., Zeller, M. H., & Modi, A. C. (2010). Family functioning in the context of pediatric chronic conditions. Journal of developmental and behavioral pediatrics : JDBP, 31(1), 26–34. https://doi.org/10.1097/DBP.0b013e3181c7226b
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