2025

Inovação nos cuidados à pessoa com multimorbilidade

Nome: Inovação nos cuidados à pessoa com multimorbilidade
Cód.: ENF14786O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
1. Aprofundar os conceitos de Empreendedorismo e Inovação em Saúde
2. Conhecer os processos inerentes ao Empreendedorismo e Inovação.
3. Compreender a importância do Empreendedorismo e da Inovação no setor da Saúde.
4. Conhecer as E-health tools dirigidas a pessoas com multimorbilidade implementadas na Europa e em Portugal.
Competências:
1. Analisa de forma critica dos processos de Empreendedorismo e Inovasão em Saúde.
2. Reflete de forma critica questões éticas relacionadas com a Inovação em Saúde.
3. Utiliza as E-health tools adequadas para a pessoa com multimorbilidade.
4. Identifica boas práticas de Empreendedorismo e Inovação em Saúde.
5. Elabora o capítulo de execução/implementação do projeto (Identificação das atividades, metodologias, recursos) e identificar o carater inovador da sua proposta.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao Empreendedorismo e Inovação em Saúde:
a. Conceito, tipologia e modelos teóricos;
b. O Processo de Empreendedorismo e Inovação
c. Desafios da Inovação em Saúde;
d. A Inovação em Saúde e a Humanização de Cuidados;
2. As e-health tools:
a. Conceito e características.
b. E-health tools dirigidas a pessoas com multimorbilidade (Europa).
c. E-health tools implementadas em Portugal dirigidas a pessoas com multimorbilidade.
3. Ética e a Inovação em Saúde
4. Boas práticas em Empreendedorismo e Inovação em Saúde

Métodos de Ensino

- A Metodologia de Ensino será expositiva interativa (T), ilustrada com exemplos práticos (TP) em contexto presencial (Worshops) e online (sessões assíncronas).
- Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.

Avaliação

A avaliação será distribuída durante o semestre por realização de trabalho escrito, correspondente a um capítulo do relatório final, ou por exame no final do semestre.

O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.

Bibliografia

1. Barlow, J. (2017). Managing Innovation in Healthcare. London: Word Scientific Publishin Europe, Ltd.
2. .Dias-Trindade, Sara; Moreira António, J.; & Jardim, J. (2020) ENTRECOMP- Quadro de Referência das Competências para o Empreendedorismo– ©União Europeia, EntreComp: The Entrepreneurship Competence Framework. Joint Research Centre da Comissão Europeia, 2016.
3. Lancaster, K., Abuzour, A., Khaira, M., Mathers, A., Chan, A., Bui, V., Lok, A., Thabane, L., & Dolovich, L. (2018). The Use and Effects of Electronic Health Tools for Patient Self-Monitoring and Reporting of Outcomes Following Medication Use: Systematic Review. Journal of medical Internet research, 20(12), e294. https://doi.org/10.2196/jmir.9284
4. WHO Global Observatory for eHealth. (?2006)?. eHealth tools and services : needs of member states : report of the WHO Global Observatory for eHealth. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/69226

Equipa Docente (2023/2024 )