2025
Liderar mudanças organizacionais
Nome: Liderar mudanças organizacionais
Cód.: ENF14785O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final da Unidade Curricular (UC), pretende-se que o estudante tenha desenvolvido as competências que lhe permitam:
1. Aprofundar conceitos sobre metodologias de gestão de mudança
2. Refletir sobre a problemática da multimorbilidade no âmbito da gestão da mudança
3. Identificação da estratégia de implementação
4. Elaboração um capítulo do projeto com a identificação de stakeholders e operacionalização do que se pretende atingir
1. Aprofundar conceitos sobre metodologias de gestão de mudança
2. Refletir sobre a problemática da multimorbilidade no âmbito da gestão da mudança
3. Identificação da estratégia de implementação
4. Elaboração um capítulo do projeto com a identificação de stakeholders e operacionalização do que se pretende atingir
Conteúdos Programáticos
1. Definição de estratégias para a mudança
2. Engagement e metodologias de gestão da mudança
3. Modelos de liderança na gestão da mudança
4. Inovação na ótica da mudança
5. Competências de negociação para a operacionalidade da mudança
2. Engagement e metodologias de gestão da mudança
3. Modelos de liderança na gestão da mudança
4. Inovação na ótica da mudança
5. Competências de negociação para a operacionalidade da mudança
Métodos de Ensino
- A Metodologia de Ensino será expositiva interativa (T), ilustrada com exemplos práticos (TP) em contexto presencial (Worshops) e online (sessões assíncronas).
- Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.
- Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.
Avaliação
A avaliação será distribuída durante o semestre por realização de trabalho escrito, correspondente a um capítulo do relatório final, ou por exame no final do semestre.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.
Bibliografia
1. Cavaco, Abel. O Balanced Scorecard no sector público da saúde. Sinais Vitais em revista, Nº 87 (Novembro/2009)
2. Chiavenato, Idalberto. Administração nos novos tempos. 6ª ed. Rio de Janeiro : campus, 2000.
3. Chiavenato, Idalberto. Gerenciando com as pessoas. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005
4. Malagón, Gustavo. Administração hospitalar. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.
5. Mateus, David; Serra, Sérgio. Gestão em saúde: liderança e comportamento organizacional para enfermeiros gestores. 1ª ed. Loures: Lusodidacta, 2016.
6. Morais, Luís F., Graça ,Luis. Estratégia, liderança e inovação à luz dos modelos de estratégia de Quinn e de Miles & Snow : estudos de casos nas organizações de saúde : Case studies in health organizations. Revista Portuguesa de Saúde Pública, vol. vol.31 nº 2 (dezembro. 2013), p.129-144
7. Ferreira, Sara; Lortie, Johanne. Género e mudança organizacional 1ª ed.. [Turim]: Centro Internacional de Formação da OIT, 2017. X.-p. 109-116.
2. Chiavenato, Idalberto. Administração nos novos tempos. 6ª ed. Rio de Janeiro : campus, 2000.
3. Chiavenato, Idalberto. Gerenciando com as pessoas. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005
4. Malagón, Gustavo. Administração hospitalar. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.
5. Mateus, David; Serra, Sérgio. Gestão em saúde: liderança e comportamento organizacional para enfermeiros gestores. 1ª ed. Loures: Lusodidacta, 2016.
6. Morais, Luís F., Graça ,Luis. Estratégia, liderança e inovação à luz dos modelos de estratégia de Quinn e de Miles & Snow : estudos de casos nas organizações de saúde : Case studies in health organizations. Revista Portuguesa de Saúde Pública, vol. vol.31 nº 2 (dezembro. 2013), p.129-144
7. Ferreira, Sara; Lortie, Johanne. Género e mudança organizacional 1ª ed.. [Turim]: Centro Internacional de Formação da OIT, 2017. X.-p. 109-116.