2025
Ajustar modelos de cuidados às necessidades
Nome: Ajustar modelos de cuidados às necessidades
Cód.: ENF14784O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final da Unidade Curricular (UC), pretende-se que o estudante tenha desenvolvido as competências que lhe permitam:
1. Demonstrar um elevado nível de compreensão acerca da gestão de complexidade de cuidados;
2. Identificar prioridades e estratificação do risco com explicitação de objetivos e metas ajustadas à realidade prática;
3. Demonstrar competências sobre a aplicação de ferramentas na prática clínica, inovadoras para estratificação do Risco e definição de prioridades;
4. Delinear intervenções individuais, de modo adequar os níveis de recursos, em função das necessidades.
1. Demonstrar um elevado nível de compreensão acerca da gestão de complexidade de cuidados;
2. Identificar prioridades e estratificação do risco com explicitação de objetivos e metas ajustadas à realidade prática;
3. Demonstrar competências sobre a aplicação de ferramentas na prática clínica, inovadoras para estratificação do Risco e definição de prioridades;
4. Delinear intervenções individuais, de modo adequar os níveis de recursos, em função das necessidades.
Conteúdos Programáticos
- Definição de prioridades e suas ferramentas;
- Objetivos e metas de orientação;
- Ferramentas inovadoras para estratificação do Risco
- Delinear intervenções individuais de modo a adequar os níveis de recursos, em função das necessidades
- Objetivos e metas de orientação;
- Ferramentas inovadoras para estratificação do Risco
- Delinear intervenções individuais de modo a adequar os níveis de recursos, em função das necessidades
Métodos de Ensino
- A Metodologia de Ensino será expositiva interativa (T), ilustrada com exemplos práticos (TP) em contexto presencial (Worshops) e online (sessões assíncronas).
- Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.
- Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.
Avaliação
A avaliação será distribuída durante o semestre por realização de trabalho escrito, correspondente a um capítulo do relatório final, ou por exame no final do semestre.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.
Bibliografia
1. Kansagara D, Englander H, Salanitro A, Kagen D, Theobald C, Freeman M, et al. Risk prediction models for hospital readmission: A systematic review. Vol. 306, JAMA - Journal of the American Medical Association. American Medical Association; 2011. p. 168898.
2. Juhnke C, Bethge S, Mühlbacher AC. A Review on Methods of Risk Adjustment and their Use in Integrated Healthcare Systems. Int J Integr Care. 2016 Oct 26;16(4).
3. Serviço Nacional de Saúde. (2022). Estratégia para a estratificação da população pelo risco. Retrieved from https://www.acss.min-saude.pt/wp-content/uploads/2022/01/Estrategia-Estratificacao-Risco-29-11-2021.pdf
4. 3M. Measuring Population Health Status in Portugal: The Choice of a Population Health Status Grouper 1 . How Well Does the Methodology Explain and Predict Population Health. 2021.How Well Does the Methodology Explain and Predict Population Health. 2021.
2. Juhnke C, Bethge S, Mühlbacher AC. A Review on Methods of Risk Adjustment and their Use in Integrated Healthcare Systems. Int J Integr Care. 2016 Oct 26;16(4).
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