Planeamento e Gestão de Recursos Hídricos

Pós-Graduação

Apresentação

O curso de pós graduação em planeamento e gestão de recursos hídricos é um curso em associação, entre a Universidade de Évora e a Universidade da Extremadura, que tem como objetivo principal, a formação de técnicos qualificados para o planeamento e gestão integrada dos recursos hídricos à escala da bacia hidrográfica. Esta formação beneficia do potencial de análise de bacias partilhadas, como é o caso das bacias hidrográficas dos rios Guadiana e Tejo, e a localização na região Mediterrânica. De uma forma geral, contribui para os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas e para o desenvolvimento de projetos transfronteiriços.
Curso em Associação/Instituições Parceiras:
  • Universidad de Extremadura
Unidade Orgânica: Escola de Ciências e Tecnologia
Duração: 2 Semestres/60 ECTS (12 obrigatórios e 48 optativos em UCS)
Língua: Português, Espanhol
Regime: Diurno

Saídas Profissionais

Tendo em conta os objetivos específicos do curso os detentores do diploma de pós-graduação em Planeamento e Gestão de Recursos Hídricos estarão habilitados a exercer funções: - de planeamento e gestão de recursos hídricos em Serviços de Administração Central, Regional e Local; - de gestão de sistemas urbanos de transporte e distribuição, de armazenamento e de tratamento de água e águas residuais, em entidades gestoras de sistemas urbanos de água e águas residuais; - de gestão de sistemas de transporte e distribuição de água no regadio, em Associações de Regantes; - de gestão da água e da energia na parcela, em explorações ou empresas agrícolas.

Condições Específicas de Acesso

1. Podem candidatar-se a este Curso: a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, em Portugal e Espanha, na área científica do curso; b) Titulares de um grau académico exterior a Portugal e Espanha que seja reconhecido pela Comissão de curso; c) Profissionais que demonstrem vasto conhecimento no âmbito do planeamento e gestão de recursos hídricos. 2. Os estudantes que prevejam o cumprimento dos requisitos de acesso antes da conclusão do Curso poderão matricular-se condicionalmente. No caso de o aluno não alcançar os requisitos de acesso exigidos antes da conclusão do Curso, a matrícula será anulada sem que haja direito a devolução das propinas pagas. 3. Para o acesso ao Curso, reservam-se 2 lugares para estudantes que não reúnam os requisitos mínimos de titulação de acesso a estes estudos, sempre que apresentem uma experiência profissional superior ou igual a 10 anos em áreas profissionais coincidentes com a temática de curso.

Vias de Acesso e Candidaturas

Propinas

Valor Anual das Propinas

Estudantes de Países da UE
2100.00 €

Comissão de Curso

Queres uma experiência académica noutra instituição de ensino superior nacional ou internacional?

Conhece os programas, as instituições parceiras onde podes fazer um período de mobilidade.

Horários

Informação não disponível.

Documentos

Contactos

Diretor: Carlos Miranda Rodrigues [camr@uevora.pt]

Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE