2024

Sistema de Informação e Vigilância em Saúde Pública

Nome: Sistema de Informação e Vigilância em Saúde Pública
Cód.: ENF13670O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aquisição de conhecimentos que lhe permitam colaborar na utilização de métodos epidemiológicos para a deteção, investigação e controlo de surtos ou outros eventos com importância em saúde pública;
Descrever e caracterizar os sistemas de vigilância e alerta em epidemiologia e saúde pública, e o seu contributo para a deteção de surtos;
Identificar e caracterizar as etapas de investigação de um surto;
Compreender a importância da deteção de eventos com potencial impacto na saúde pública, ao nível nacional, europeu e internacional;
Compreender a importância da cooperação intersectorial nacional e internacional no controlo de surtos ou outros eventos com potencial impacto na saúde pública.

Conteúdos Programáticos

Sistemas de vigilância e alerta em saúde pública
Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE)
Deteção de surtos e de eventos com potencial impacto em saúde pública
Etapas da investigação de surtos e de eventos com potencial impacto em saúde pública
Alertas de saúde pública no contexto nacional - Deteção e intervenção
Alertas de saúde pública no contexto europeu e internacional - Deteção e intervenção
Utilização dos sistemas de informação geográfica na investigação de surtos

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem será organizado com base em sessões letivas teóricas e teórico-práticas. Nas sessões teóricas promove-se a primeira abordagem ao tema, apresentando as diferentes perspetivas sobre o mesmo e confrontando o estudante com abordagens conflituantes e/ou complementares. Nas sessões teórico-práticas dá-se ênfase ao trabalho do estudante e à sua participação ativa na dinamização das sessões através da análise, discussão e debate dos diferentes temas, previamente alvo de estudo e reflexão. Estas sessões letivas, onde o debate domina o processo de ensino aprendizagem, serão sempre orientadas e moderadas pelo docente. A avaliação consiste na realização de uma prova individual escrita.

Bibliografia

Rasmussen, S.A. & Goodma, R.A. (2019). The CDC field epidemiology manual. Oxford: University Press.

Choi, B. C. (2012). The past, present, and future of public health surveillance, Scientifica. https://doi.org/10.6064/2012/875253.

Aiello, A.E.; Perez, V.R.; Coulborn, M.; Davis, Uddin, M. & Monto, A.S. (2012). Facemasks, hand hygiene, and influenza among young adults: a randomized intervention trial. PLoS ONE, 7(1), Article ID e29744, 2012.

Lee, L.M.; Teutsch, S.M.; Thacker, S.B. & St. Louise, M.E. (2010). Principles and Practice of Public Health Surveillance. New York: Oxford University Press.

Thacker, S.B. (2010). Chapter 1. Historical development. L. M. Lee, S. M. Teutsch, S.B. Thacker & M.E. St. Louise (Eds). Principles & Practice of Public Health Surveillance, pp. 1–17. New York: Oxford University Press.

World Health Organization (2012). Public health surveillance. http://www.who.int/topics/public_health_surveillance/en/.