Marketing e Comunicação das Unidades de Saúde
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os resultados esperados de aprendizagem e as competências a adquirir nesta unidade curricular são:
1. Conhecer os conceitos básicos e as técnicas e instrumentos de marketing de serviços de saúde.
2. Perceber as especificidades do marketing de serviços de saúde.
3. Entender e analisar comportamentos dos clientes das unidades de saúde.
4. Conhecer as ferramentas para analisar e gerir perceções e expectativas de clientes de serviços de saúde.
5. Compreender a importância do marketing interno para a gestão de serviços de saúde.
6. Analisar, delinear e planear estratégias de comunicação para serviços de saúde.
7. Conhecer as ferramentas e técnicas para comunicar em situações de crise.
Conteúdos Programáticos
1. A noção de serviço de saúde e do marketing de serviços para unidades de saúde
2. Comportamento dos clientes de serviços de saúde: gestão de perceções e expectativas
3. O papel do pessoal e do marketing interno nos serviços de saúde
4. A gestão da experiência e satisfação nas unidades de saúde
5. A gestão da comunicação nas unidades de saúde: comunicação de manutenção e comunicação de crise
Métodos de Ensino
-Adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração e exposição oral.
-Realiza-se a análise e discussão de estudos de caso.
-Incentiva-se e acompanha-se o trabalho de pesquisa fora da sala de aula.
Para avaliar a aprendizagem, no regime de avaliação continua realizar-se-á:
- Um Caso de Estudo, individual, com ponderação de 50%.
- Um trabalho de pesquisa em grupo a apresentar e discutir durante as horas letivas. Peso de 50% na avaliação final.
No regime de exame um trabalho de pesquisa individual
Bibliografia
· Kotler, P.;Shalowitz, J.; Stevens, R. J. (2008). “Strategic Marketing for Health Care Organizations: Building A Customer-Driven Health System”. John Wiley & Sons
· Lovelock, C.; Wirtz, J. (2010) “Services Marketing” 7th Edition. Pearson.
· McDonald, Malcolm and Frow, Pennie and Payne, Adrian (2011). “Marketing Plans for Services: A Complete Guide.” 3rd. Edition. John Wiley & Sons. U.K.
· Wilson, A.M. and Zeithaml, V. and Bitner, M. and Gremler, D. (2008) “Services marketing”. 1st European edition. McGraw Hill, Maidenhead.
Equipa Docente (2022/2023 )
- Cristina Isabel Galamba Oliveira Costa Marreiros [responsável]