2024

Marketing e Comunicação das Unidades de Saúde

Nome: Marketing e Comunicação das Unidades de Saúde
Cód.: GES11059O
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os resultados esperados de aprendizagem e as competências a adquirir nesta unidade curricular são:


1. Conhecer os conceitos básicos e as técnicas e instrumentos de marketing de serviços de saúde.


2. Perceber as especificidades do marketing de serviços de saúde.


3. Entender e analisar comportamentos dos clientes das unidades de saúde.


4. Conhecer as ferramentas para analisar e gerir perceções e expectativas de clientes de serviços de saúde.


5. Compreender a importância do marketing interno para a gestão de serviços de saúde.


6. Analisar, delinear e planear estratégias de comunicação para serviços de saúde.


   7. Conhecer as ferramentas e técnicas para comunicar em situações de crise.

Conteúdos Programáticos

1. A noção de serviço de saúde e do marketing de serviços para unidades de saúde


2. Comportamento dos clientes de serviços de saúde: gestão de perceções e expectativas


3. O papel do pessoal e do marketing interno nos serviços de saúde


4. A gestão da experiência e satisfação nas unidades de saúde 


5. A gestão da comunicação nas unidades de saúde: comunicação de manutenção e comunicação de crise

Métodos de Ensino

As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. Nas aulas presenciais:
-Adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração e exposição oral.
-Realiza-se a análise e discussão de estudos de caso.
-Incentiva-se e acompanha-se o trabalho de pesquisa fora da sala de aula.

Para avaliar a aprendizagem, no regime de avaliação continua realizar-se-á:
- Um Caso de Estudo, individual, com ponderação de 50%.
- Um trabalho de pesquisa em grupo a apresentar e discutir durante as horas letivas. Peso de 50% na avaliação final.

No regime de exame um trabalho de pesquisa individual

Avaliação

Em regime de avaliação continua:


- Um Caso de Estudo, individual, com ponderação de 50% a divulgar no moodle pelo menos uma semana antes da data de entrega.


- Um Trabalho de Grupo (3 a 4 elementos) de avaliação crítica da experiência do “consumidor” num serviço de saúde selecionado pelo grupo e aprovado pela equipa docente. O trabalho terá a ponderação de 50% na nota final e será apresentado em sala de aula.


O aluno é aprovado se a nota final for, na escala de 0 a 20, igual ou superior a dez valores, desde que em nenhuma das provas seja inferior a 7 valores. 


Em regime de exame


- Um Trabalho individual de avaliação crítica da experiência do “consumidor” num serviço de saúde selecionado pelo aluno e aprovado pela equipa docente (até duas semanas antes da data de entrega).

Bibliografia

·         Kotler, P.;Shalowitz, J.; Stevens, R. J. (2008). “Strategic Marketing for Health Care Organizations: Building A Customer-Driven Health System”. John Wiley & Sons


·         Lovelock, C.; Wirtz, J. (2010) “Services Marketing” 7th Edition. Pearson.


·         McDonald, Malcolm and Frow, Pennie and Payne, Adrian (2011). “Marketing Plans for Services: A Complete Guide.” 3rd. Edition. John Wiley & Sons. U.K. 


·         Wilson, A.M. and Zeithaml, V. and Bitner, M. and Gremler, D. (2008) “Services marketing”. 1st European edition. McGraw Hill, Maidenhead. 

Equipa Docente (2022/2023 )