2024

Solos e Fertilidade do Solo

Nome: Solos e Fertilidade do Solo
Cód.: GEO10297O
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Geociências

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Proporcionar conhecimentos fundamentais sobre o solo como factor da produção vegetal.


Os alunos devem conseguir compreender, interpretar, descrever e transmitir, em linguagem técnica adequada, informação de âmbito geral sobre o solo, nomeadamente, sobre as suas funções, constituintes e propriedades fundamentais, estabelecendo relações de causa-efeito para o uso agrícola do solo em geral e para a produção vegetal em particular.


Devem ainda conseguir distinguir entre as principais unidades taxonómicas da Classificação dos Solos de Portugal, relacionar a diversidade pedológica e a variabilidade espacial do solo com a variabilidade da produtividade vegetal.

Conteúdos Programáticos

1. Factores do crescimento vegetal.


2. Leis do crescimento vegetal.


3. Principais constituintes do solo.


4. O solo e a fertilidade física – água, ar e ambiente físico do solo.


5. O solo e a fertilidade química – nutrientes e ambiente químico.


6. O solo e a fertilidade biológica – organismos do solo e principais funções


7. Qualidade do solo.


8. Diversidade e variabilidade espacial do solo.


9. Ciclo dos Nutrientes no Solo.


10. Azoto. Ciclo do N. Formas de N no solo. Processos biológicos no solo. Balanço do N no solo. N no ambiente.


11. Fósforo. Ciclo do P. Formas de P no solo. Processos de imobilização e fixação do P no solo. Balanço do P no solo. P no ambiente.


12. Potássio. Ciclo do K. Formas e evolução do K no solo. Balanço do K no solo.


13. Cálcio, Magnésio e Enxofre. Origem, formas e evolução de Ca, Mg e S no solo. Balanço de Ca, Mg e S no solo.


14. Microelementos.


15. Interacções de nutrientes.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com componente expositiva e realização de exercícios de aplicação não laboratoriais.


Trabalho individual à distância, utilizando os materiais das aulas disponibilizados na plataforma moodle, bem como a bibliografia recomendada e o resultado da pesquisa individual dos alunos.

Avaliação

Avaliação contínua, envolvendo a elaboração de dois Trabalhos Individuais de acordo com os capítulos do programa. Um dos Trabalhos terá uma ponderação de 25% na Nota Final e o outro terá uma ponderação de 75%.


A Nota da Unidade Curricular é dada pela média ponderada das notas dos dois Trabalhos Individuais.  

Bibliografia

-Brady, Nyle C. & Weil, Ray R.  2003. Elements of the Nature and Properties of Soils. Prentice Hall.


-Cardoso, J. Carvalho. 1965. Os Solos de Portugal. Sua classificação, caracterização e génese. 1 - A sul do rio Tejo. Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas. Secretaria de Estado da Agricultura. Lisboa.


-Costa, J. Botelho da. 1975. Caracterização e Constituição do Solo. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.


-Frissel, M. J. Cycling of mineral nutrients in agricultural ecosystems. Elsevier Scientific Publishing Company. Amsterdam. 1978.


-Porta, J. López-Acevedo & M., Roquero, C. 1999. Edafologia para la agricultura y el médio ambiente (2ª ed.). Ediciones Mundi-Prensa. Madrid.


-Porta, J. López-Acevedo & M., Poch, R. M. 2008. Introducción à la Edafologia. Uso e protección del suelo. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid.


 


-Santos, Q. 2002. Fertilização. Fundamentos da Utilização dos Adubos e Correctivos. Europa-América. Colecção Euroagro.