Fertilização das Culturas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre as características e o ciclo das principais culturas herbáceas e lenhosas da Agricultura Portuguesa, seus itinerários técnicos culturais e estratégias de fertilização.
Conteúdos Programáticos
CEREAIS DE OUTONO-INVERNO, MILHO E ARROZ
Características e Ciclo das Principais Culturas. Necessidades de Fertilização. Plano de Fertilização. Itinerários Técnicos Culturais.
HORTICULTURA
Características e Ciclo das Principais Culturas. Necessidades de Fertilização. Plano de Fertilização. Itinerários Técnicos Culturais.
PASTAGENS E FORRAGENS
Características e Ciclo das Principais Culturas. Necessidades de Fertilização. Plano de Fertilização. Itinerários Técnicos Culturais.
INFESTANTES E COMPETIÇÃO
Definição de plantas infestantes. A dominância de plantas infestantes e identificação das plantas dominantes em ambiente mediterrânico. Influência das características do solo, do clima e das práticas culturais no aparecimento de populações dominantes. Competição entre plantas para os recursos escassos como a água, luz, oxigénio, espaço e nutrientes. Capacidade competitiva ao nível da parte aérea e do sistema radical das plantas infestantes relativamente aos nutrientes. Acção alelopática das plantas infestantes. Relação entre a actividade alelopática e a extracção de nutrientes do substrato e sua importância na nutrição vegetal.
VINHA E OLIVAL
Características e Ciclo da Cultura. Necessidades de Fertilização. Plano de Fertilização. Itinerários Técnicos Culturais.
Métodos de Ensino
A lecionação da disciplina é orientada e estruturada numa perspectiva teórico-práctica e à luz dos conhecimentos e desenvolvimentos actuais da matéria, com o objectivo da aquisição e compreensão dos conceitos teóricos e a aplicação destes dum modo prático, em situações diversas mas concretas para os objectivos da Unidade Curricular.
Bibliografia
Gross; Vivancos, D. (1992) - Abonos. Guía práctica de la fertilización. Ed. Mundi Prensa. Madrid.
Villalobos, F.C.; Mateos, L.; Orgaz, F.; Fereres, E. (2009) - Fitotecnia. Bases y tecnologías de la producción agrícola. Ed. Mundi-Prensa; Madrid.
Bellido, L.L. (1991) - Cultivos Herbaceos - Cereales. Vol. 1, Ed. Mundi-Prensa; Madrid.
Rodriguez, R.; Leon C. (2008) - Cultivo del maíz, El: temas selectos. Ed. Mundi-Prensa; Madrid.
Guerrero, L.L. (1999) – Cultivos herbáceos extensivos. Ed. Mundi-Prensa; Madrid.
Pardo, E.M.; García, C.R. (1991) - Praderas y forrajes: Producción y aprovechamiento. Ed. Mundi- Prensa. Madrid.
McCarty, L.B.; Rodriguez, I. R.; Bunnell, B. T.; Waltz, F. C. (2003) - Fundamentals of Turfgrass and AgriculturalChemistry, United States of America.
Swing, P. e Vaysse, P.. Fertilisation des Vergers. Ed. CTIFL. Paris. França. 1999. Trocme, S. & Gras, R.. Suelo y fertilizacion en fruticultura. 2 ed. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid. 1979.
REVISTAS:
Serão oportunamente fornecidas leituras complementares que permitirão às pessoas interessadas aprofundar os assuntos tratados. Basicamente artigos de interesse histórico e actual em revistas da especialidade.
Estas leituras não dispensam a pesquisa a realizar pelos alunos no âmbito da realização do trabalho prático envolvendo a consulta de bases de dados como a ISI Web of Knowledge.