Nutrição Mineral e Desenvolvimento Vegetal
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A disciplina tem com principais objectivos o aprofundamento de conhecimentos sobre a nutrição mineral das plantas e as funções dos nutrientes minerais (O1) assim como de alguns métodos para o seu estudo (O2).
No domínio das competências, na medida em que propõe a realização de uma experiência supervisionada, a disciplina criará oportunidades para desenvolver a capacidade de planeamento (O3), a realização de trabalho prático laboratorial (O4), a utilização de meios informáticos (O5), a aplicação de métodos de análise numérica (O6), o desenvolvimento de relações pessoais e trabalho em equipa (O7). Pretende ainda estimular o desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese (O8) de espírito crítico (O9) e de argumentação (O10).
Conteúdos Programáticos
Conteúdos teóricos: C1. Os nutrientes na planta: Os elementos essenciais e suas principais funções. C2. Absorção radicular e transporte xilémico de iões inorgânicos. C3. Transporte e selectividade ao nível das membranas. C4. Transporte floémico e translocação de nutrientes na planta. C5. Desordens nutricionais. Sintomas de deficiência e de toxicidade. C6. Nutrição mineral, desenvolvimento, crescimento e produção. C7. Tolerância e adaptação a condições químicas adversas.
Conteúdos práticos: C8. Estudos da resposta à presença e concentração de determinados iões no meio de cultura e à variação do potencial osmótico em algumas espécies e cultivares de interesse agronómico. Com recurso a ensaios de germinação e de cultura hidropónica, os trabalhos práticos incidirão em diferentes etapas do desenvolvimento recorrendo - (1) Germinação e desenvolvimento inicial. (2) Crescimento e produção de biomassa.
Métodos de Ensino
Para o conteúdo teórico
M1. Exposição teórica estruturada e direccionada para a definição de conceitos, apresentação do estado actual de conhecimentos e de alguns temas de investigação.
M2. Mesas redondas de discussão sobre tema ou temas seleccionados após uma introdução e disponibilização de artigos sobre a temática na plataforma de e-aprendizagem da Universidade de Évora.
Para o conteúdo prático
M3. Exposição teórica sobre os objectivos dos trabalhos experimentais, métodos e técnicas a utilizar. Pressupostos, regras e cuidados elementares.
M4. Planeamento e delineamento de trabalhos práticos a realizar pelos alunos.
M5. Supervisão da realização dos trabalhos.
M6. Pesquisa bibliográfica pelos alunos, preferencialmente autónoma.
M7. Apresentação escrita dos trabalhos seguindo as regras e normas previamente estabelecidas e após revisão prévia pela docente. Disponibilização de todos os trabalhos na plataforma Moodle permitindo a sua discussão virtual.
M8. Apresentação oral dos trabalhos realizados em sessão plenária seguida de defesa e discussão.
Bibliografia
LIVROS (tendo em conta as disponibilidades da Universidade de Évora):
Marschner, H., 1991. Mineral nutrition of higher plants. 2nd ed. Academic Press, London.
Raven, P. H., Evert, R. F., Eichhorn, S. E., 1999. Biology of plants. 6th ed. W. H. Freeman and Company, New York.
Taiz, L. ; Zeiger, E. 2002. Plant physiology. 3rd. ed. Sinauer Associates, Sunderland.
REVISTAS:
Serão oportunamente fornecidas leituras complementares que permitirão às pessoas interessadas aprofundar os assuntos tratados. Basicamente artigos de interesse histórico e actual em revistas da especialidade.
Estas leituras não dispensam a pesquisa a realizar pelos alunos no âmbito da realização do trabalho prático envolvendo a consulta de bases de dados como a ISI Web of Knowledge.