2024

Paisagem Urbana

Nome: Paisagem Urbana
Cód.: PAO10046O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura Paisagista

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A cidade mediterrânica como paradigma de sustentabilidade. A procura da multifuncionalidade da paisagem no espaço urbano. As novas realidades e desafios urbanos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A noção de paisagem é uma conquista recente na cultura ocidental, sendo considerada como tal a partir do momento em que o homem a inscreve dentro de determinada cultura e determinada época. A este conceito é intrínseco o conceito de multifuncionalidade ao qual está obrigatoriamente associada a sustentabilidade da paisagem, quer em espaço rural, quer em espaço urbano. Esta dimensão multifuncional da paisagem dilui-se com as várias interpretações do movimento moderno, de algumas das quais resulta a segregação monofuncional que o caracteriza e que põe em causa a sustentabilidade verificada. Torna-se então urgente o retorno à multifuncionalidade da paisagem no espaço urbano que inclui conceitos como os de infra-estrutura urbana, biodiversidade, produção e recreio, fundamentais para a sua sustentabilidade.


É objectivo desta unidade curricular que os estudantes adquiram várias noções, conhecimentos e capacidade crítica relativamente ao conceito de paisagem e à complexidade que esta subentende, assim como a algumas noções relativas à cidade e ao seu desenvolvimento.


Pretende-se desenvolver:


.              A capacidade crítica dos estudantes.


.              A inter-colaboração, a inter-cooperação e a interacção entre colegas.


.              O fortalecimento do trabalho em equipa,


.              A prática da formulação de opiniões,


.              A prática da argumentação e das técnicas de comunicação.


.              O apoio à equidade e ao processo de construção de conhecimento comum.


.              A activação das estruturas de conhecimento existentes.


 

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 – A Cidade Mediterrânica como Paradigma de Sustentabilidade.


A cidade enquanto comunidade. A importância do sítio na localização da cidade. A cidade mediterrânica como paradigma de sustentabilidade onde a relação entre paisagem e o espaço urbano são protagonistas. A paisagem na cidade compactada.


 


Módulo 2 – A Nova Paisagem da Cidade Contemporânea


A perda da unidade na cidade. A perda da multifuncionalidade da paisagem no espaço urbano e, consequentemente, da sua sustentabilidade. A elaboração intelectual do século XIX. A Beautiful City de Olmsted. A cidade-jardim de Ebenezer Howard. A Broadacre-city de Frank Lloyd Wright.


 


Módulo 3 – A cidade fragmentada.


As mudanças tecnológicas e sociais. A nova paisagem da sociedade de consumo da metrópole (processos económicos; globalização; mobilidade; velocidade). As questões energéticas e o desenvolvimento sustentável. A necessidade da sustentabilidade no espaço urbano. A procura da multifuncionalidade da paisagem no espaço urbano.


 


Módulo 4 – As novas realidades e desafios urbanos


 A reinvenção da multifuncionalidade da paisagem no espaço urbano. A paisagem como biodiversidade. A paisagem como sustentabilidade. A paisagem como infra-estrutura urbana.

Métodos de Ensino

As actividades a desenvolver deverão incidir sobre a elaboração de reflexões individuais e em grupo, participação em debates e discussões nos fóruns, e na elaboração de glossários.
A avaliação deverá ser específica de cada módulo e incidir sobre as diferentes tarefas solicitadas: tarefas individuais, tarefas em equipa, elaboração de textos, debate, discussões e comentários. O peso dos módulos será idêntico. Isto é, 25% cada módulo. A avaliação contínua resulta da soma da avaliação de cada um dos módulos.
A avaliação final consistirá num exame escrito com a matéria de todos os módulos.

Avaliação

Deverá ser específica de cada módulo e incidir sobre as diferentes tarefas solicitadas: tarefas individuais, tarefas em equipa, elaboração de textos, debate, discussões e comentários.

Bibliografia

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