2023

Estética da Paisagem e da Natureza

Nome: Estética da Paisagem e da Natureza
Cód.: FIL10043O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arquitectura Paisagista

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- introduzir e conjugar o pensamento estético filosófico com o domínio da arquitectura paisagista através de um triplo agenciamento centrado na Fenomenologia: sensibilização, problematização, ‘conversão’

- pôr em relevo as dimensões cultural, histórica, artística e ética implicadas numa estética da paisagem e numa filosofia da natureza

- combinar a aquisição de competências teóricas e de uma compreensão experiencial, em torno dos temas versados

- apresentar o estado actual dos debates que constituem a vida desta disciplina, e promover a participação activa dos estudantes nesse modo de abordagem de um corpo de conhecimento através da rede de problemáticas internas que o constituem

- desenvolver, entre outras, as seguintes e-competências:
autonomia intelectual e cultural do estudante online; capacidade de construção de conhecimento mediante as sinergias próprias de uma comunidade cooperante de aprendizagem, envolvendo componentes de pesquisa clássica e online; competências discursivas-expositivas-argumentativas-demonstrativas; auto-disciplina na organização colectiva das tarefas; gosto e proficiência na abordagem reflexiva e problematizante de temas debatidos em fórum segundo modalidades rigorosas

Conteúdos Programáticos

- Introdução à experiência e à teoria estéticas: pintura e paisagem no cinema (Kurosawa)
- Concepções Fenomenológicas da percepção estética e da obra artística (Merleau-Ponty, José Gil)
- Reexposição Fenomenológica da estética de Kant
- A relação natureza / cultura e a dimensão ética da Estética (Adorno, Descola, Kac)
- Introdução a uma filosofia e a uma estética da Natureza (Merleau-Ponty, Adorno)
- As diversas perspectivas paisagistas e os debates contemporâneos: Assunto, Roger, Kessler, Berleant, Carlson, Brady, Saito
- Natureza e paisagem nas artes visuais: dos paisagistas holandeses à organização temática deste âmbito no museu contemporâneo

Métodos de Ensino

O sistema de metodologias paradigmáticas do e-learning intervém a título estruturante na construção da própria disciplina. Muito sumariamente, consistem elas em actividades de pesquisa de fontes, de cooperação da comunidade de aprendizagem, de elaboração individual, as quais, conjugadamente, conduzam à produção individual ou colectiva de textos escritos sob as formas (muito codificadas e rigorosas) de entradas de glossário, apresentação muito apurada e argumentada de resultados de pesquisa de fontes, discussão em fórum, pequeno ensaio - textos que serão igualmente recruzados por comentários, ‘arguições’ e consequentes revisões recíprocas (por parte dos vários subgrupos de trabalho) -, tudo isto constantemente acompanhado por intervenções (de maior ou menor grau de interferência científico-pedagógica) por parte do docente, e obedecendo a um calendário colectivo muito estrito de cumprimento de tarefas, estas implicando necessariamente a efectuação de leituras e de aturado trabalho (várias vezes revisto) sobre elas. Essas tarefas consistem, quase sem excepção, na construção de saber sob a forma de texto (cujas instruções de realização, e cuja deliberada delimitação em extensão, obrigam à optimização de todos os índices de aprendizagem e de empenhamento escolar).
Todos estes momentos de actividade são objecto de avaliação constante, possuindo quase sempre valor formativo por retroalimentação, e cujos procedimentos e alcance são claramente enunciados tanto no início do curso como no de cada actividade, de tal modo que o processo de avaliação se torna por assim dizer organicamente incorporado no próprio decorrer do curso.

Bibliografia

ADORNO, Theodor, Teoria Estética, Lisboa, Edições 70, 1982
ASSUNTO, Rosario, Il paesaggio e l’estetica. Palermo, Edizioni Novecento, 1971
BERLEANT, Arnold, Living in the Landscape. Toward an Aesthetics of Environment, Lawrence, The University Press of Kansas, 1997
BERQUE, Augustin, Cinc propositions pour une théorie du paysage, Seyssel, Champ Vallon, 1994
BRADY, Emily, Aesthetics of the Natural Environment, Edinburgh, Edinburgh University Press, 2003
CARLSON, Allen, Nature and Landscape, An Introduction to Environmental Aesthtetics, New York, Columbia University Press, 2009
GIL, José, A imagem-nua e as pequenas percepções, Lisboa, Relógio d’Água, 1996
KAC, Eduardo,Telepresence and BioArt, Chicago, University Press, 2004
KANT, Immanuel, Crítica da faculdade do juízo, Lisboa, Imprensa Nacional, 1991
KUROSAWA, Akira ( http://www.youtube.com/watch?v=A-9MYU1tB_E
MERLEAU-PONTY, Maurice, Phénoménologie de la Perception, Paris, Gallimard, 1945
» , Le visible et l’invisible, Paris, Gallimard, 1964
ROGER, Alain, Court Traité du Paysage, Paris, Gallimard, 1997

Equipa Docente