2024

Habitats: Gestão e Conservação

Nome: Habitats: Gestão e Conservação
Cód.: PAO10047O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências do Ambiente e Ecologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Relacionar a diversidade de representações e de conceitos de Ambiente.


• Avaliar que o Ambiente tem um carácter inter e transdisciplinar, bem como um âmbito formal e não formal.


• Conhecer e relacionar entre si os factores biofísicos que caracterizam a paisagem, de modo a compreendê-la como um biossistema integrado.


• Conhecer e avaliar o carácter simultaneamente global, sistémico e complexo de alguns problemas ambientais, associando aquela avaliação à responsabilidade que nos incumbe na respectiva resolução.


• Relacionar a globalidade daqueles problemas com a possibilidade prática de contribuir localmente para os atenuar, através da apresentação de propostas concretas naquele sentido.


• Conhecer o(s) conceito(s) de “desenvolvimento sustentável”, associando esse conhecimento a estratégias de sustentabilidade concretas, em diferentes domínios, nomeadamente no âmbito da educação.


• Aplicar os conhecimentos sobre as bases éticas, conceptuais e metodológicas da Educação Ambiental ao desenvolvimento de projectos, nomeadamente em situação de Jardim de Infância.


• Desenvolver hábitos de pesquisa, de selecção, de organização e de tratamento da informação, bem como de rigor e objectividade na respectiva comunicação.


• Identificar e conhecer os principais habitats naturais e seminaturais do anexo I da Directiva 92/43/CEE.


• Avaliar o estado de conservação dos habitats naturais e seminaturais do anexo I da Directiva 92/43/CEE.


• Conhecer os principais métodos e técnicas de gestão e conservação de habitatsCapacidade de reconhecer os diferentes habitats do anexo I da Directiva 92/43/CEE.


• Capacidade de avaliar o estado de conservação dos habitats.Capacidade de intervir na gestão dos habitats tendo em vista a recuperação, conservação e valorização dos habitats

Conteúdos Programáticos

Revisão de conceitos básicos em ecologia. Perspectiva histórica sobre a conservação da natureza. Noções de Bioclimatologia e de Biogeografia. A rede ecológica europeia (Rede Natura 2000). Conceito de Habitat Natural. Caracterização de habitats naturais e seminaturais do anexo I da Directiva 92/43/CEE, com especial destaque para os prioritários, nomeadamente, Florestas, Matos, Habitas costeiros e vegetação halófita, Dunas marítimas e continentais, Habitats de água doce, Formações herbáceas naturais e semi-naturais, Turfeiras altas e turfeiras baixas e Habitats rochosos e grutas. Caracterização de Espécies com interesse para a conservação Corologia, Ecologia e Valor patrimonial): Espécies do anexo II da Directiva 92/43CEE, endemismos lusitânicos e outras espécies com interesse para a conservação. Principais factores que ameaçam os Habitats Naturais e espécies com interesse para a conservação. Medidas de gestão e conservação.O desenvolvimento de projectos em Gestão e conservação de Habitats naturais e semi-naturais.

Métodos de Ensino

O ensino desta unidade curricular desenvolve-se na sua totalidade em contexto online dando grande relevo à construção colaborativa de conhecimento

Avaliação

A avaliação é contínua. No âmbito de cada tópico serão obrigatórias leituras e visualização de vídeos. Haverá sempre um fórum de discussão onde os e-estudantes desenvolverão ideias sobre os recursos propostos. Serão realizados trabalhos de grupo em torno de cada tópico. No fim de cada tópico haverá uma avaliação formativa e uma avaliação sumativa. O resultado final será a média de todos essas etapas do percurso.

Bibliografia

Comissão Mundial do Ambiente e Desenvolvimento (W.C.E.D.) (1991). O nosso futuro comum. Lisboa: Meribérica / Liber.


Comissão Independente sobre a População e a Qualidade de Vida (I.C.P.Q.L.) (1998). Cuidar o Futuro. Lisboa: Trinova Ed.


Costa J. C., C. Aguiar, J. H. Capelo, M. Lousã & C. Neto (1998) -  Biogeografia de Portugal Continental. Quercetea 0: 5-56.


Directiva 92/43/CEE, do Conselho de 21 de Maio de 1992, Relativa à Preservação dos Habitats Naturais e da Fauna e da Flora Selvagens. Jornal Oficial das Comunidades Europeias, N.º L 206/7-50 de 22 de Julho de 1992. Bruxelas.


Elkington, J. & Hailes, J. (1992). Guia do Jovem Consumidor Ecológico. Lisboa: Gradiva.


Garcia, R. (2004). Sobre a Terra. Um guia para quem lê e escreve sobre Ambiente. Lisboa: Ed. Público.


Giordan, A (1996). A Educação Ambiental na Europa. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.


Giordan, A, & Souchon, C. (1997). Uma educação para o Ambiente. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.


Giordan, A. & Cantor, M. (2002). L’enseignement scientifique à l’École Maternelle. Paris : Delagrave.


Guerreiro, M. (1981). Ecologia dos recursos da Terra. Lisboa: Comissão Nacional do Ambiente.


Massoud, Z. (1996). Terra viva. Lisboa: Instituto Piaget.


Rivas-Martínez S., T.E. Díaz, F. Fernández-González, J. Izco, J. Loidi, M. Lousâ & A. Penas (2002) – Vascular Plant Communities of Spain and Portugal. Itinera Geobotanica 15(1): 5-432.


http://www.icnf.pt/


 http://www.ucm.es/info/cif/


 


 

Equipa Docente (2023/2024 )