2025
SEMINÁRIO EM SUSTENTABILIDADE
Nome: SEMINÁRIO EM SUSTENTABILIDADE
Cód.: PAO13425O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências do Ambiente e Ecologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Interiorização pelos alunos do processo de conhecimento e dos objectivos da ciência, a sua prática e as suas limitações.
Familiarização ou evolução na aplicação de métodos de investigação, quantitativos e qualitativos e respectiva utilização em situações aplicadas; aquisição de competências relativamente às formas de comunicar.
Desenvolvimento de uma proposta de projecto num tema em que sejam equacionadas as diversas dimensões da sustentabilidade.
Familiarização ou evolução na aplicação de métodos de investigação, quantitativos e qualitativos e respectiva utilização em situações aplicadas; aquisição de competências relativamente às formas de comunicar.
Desenvolvimento de uma proposta de projecto num tema em que sejam equacionadas as diversas dimensões da sustentabilidade.
Conteúdos Programáticos
Ciência: o conhecimento e as interrogações diante do mundo; a procura de padrões; relações de causalidade; ciência, crença, ideologia; rigor e repetibilidade, prática e limitações da ciência. Multidisciplinariedade, potencialidades e fragilidades práticas.
Métodos de investigação: quantitativos, qualitativos, mistos; fases na produção de conhecimento. Questionários, análise de conteúdo. Estatística básica - regressões, correlações, comparações, tendências.
Comunicação: técnicas de apresentação oral, escrita (artigos, relatórios, posters, propostas); softwares.
Desenvolvimento e discussão de proposta de projecto valorizando as diversas dimensões do tema em termos de sustentabilidade, com justificação, objectivos a atingir e conhecimento actual; inclui estado da arte, fases e metodos para atingir os objectivos, orçamentação.
Em cada edição haverá intervenções de docentes ou outros elementos externos sobre os tópicos das propostas contribuindo para o desenvolvimentos destas.
Métodos de investigação: quantitativos, qualitativos, mistos; fases na produção de conhecimento. Questionários, análise de conteúdo. Estatística básica - regressões, correlações, comparações, tendências.
Comunicação: técnicas de apresentação oral, escrita (artigos, relatórios, posters, propostas); softwares.
Desenvolvimento e discussão de proposta de projecto valorizando as diversas dimensões do tema em termos de sustentabilidade, com justificação, objectivos a atingir e conhecimento actual; inclui estado da arte, fases e metodos para atingir os objectivos, orçamentação.
Em cada edição haverá intervenções de docentes ou outros elementos externos sobre os tópicos das propostas contribuindo para o desenvolvimentos destas.
Métodos de Ensino
Actividades online na plataforma MOODLE e aulas presenciais (teórico-práticas)
Apresentação e discussão de uma proposta de projecto, escrita e apresentação com powerpoint
Apresentação e discussão de uma proposta de projecto, escrita e apresentação com powerpoint
Bibliografia
Bardin, L. 2009. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70
Guerra, E.L.A. 2014 Manual de pesquisa qualitativa. Anima Educação, EaD.
Günther, H. 2003. Como Elaborar um Questionário (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, Nº 01). Brasília, DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental. URL: www.psiambiental.net/pdf/01Questionario.pdf
Johnson, B., Onwuegbuzie, A., & Turner, L. (2007). Toward a definition of mixed methods research. Journal of Mixed Methods Research 1(2): 112-133. http://mmr.sagepub.com/content/1/2/112
Mayring, P. (2000). Qualitative Content Analysis. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, 1(2), Art. 20, http://nbnresolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0002204
National Academy of Sciences, Engineering Medicine 2017. Communicating Science Effectively, A Research Agenda. DOI:https://doi.org/10.17226/23674
Reis ,E. et al. 2015. Estatística Aplicada I e II. Lisboa: Edições Sílabo.
Guerra, E.L.A. 2014 Manual de pesquisa qualitativa. Anima Educação, EaD.
Günther, H. 2003. Como Elaborar um Questionário (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, Nº 01). Brasília, DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental. URL: www.psiambiental.net/pdf/01Questionario.pdf
Johnson, B., Onwuegbuzie, A., & Turner, L. (2007). Toward a definition of mixed methods research. Journal of Mixed Methods Research 1(2): 112-133. http://mmr.sagepub.com/content/1/2/112
Mayring, P. (2000). Qualitative Content Analysis. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, 1(2), Art. 20, http://nbnresolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0002204
National Academy of Sciences, Engineering Medicine 2017. Communicating Science Effectively, A Research Agenda. DOI:https://doi.org/10.17226/23674
Reis ,E. et al. 2015. Estatística Aplicada I e II. Lisboa: Edições Sílabo.