2025

SEMINÁRIO EM SUSTENTABILIDADE

Nome: SEMINÁRIO EM SUSTENTABILIDADE
Cód.: PAO13425O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências do Ambiente e Ecologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Interiorização pelos alunos do processo de conhecimento e dos objectivos da ciência, a sua prática e as suas limitações.

Familiarização ou evolução na aplicação de métodos de investigação, quantitativos e qualitativos e respectiva utilização em situações aplicadas; aquisição de competências relativamente às formas de comunicar.

Desenvolvimento de uma proposta de projecto num tema em que sejam equacionadas as diversas dimensões da sustentabilidade.

Conteúdos Programáticos

Ciência: o conhecimento e as interrogações diante do mundo; a procura de padrões; relações de causalidade; ciência, crença, ideologia; rigor e repetibilidade, prática e limitações da ciência. Multidisciplinariedade, potencialidades e fragilidades práticas.

Métodos de investigação: quantitativos, qualitativos, mistos; fases na produção de conhecimento. Questionários, análise de conteúdo. Estatística básica - regressões, correlações, comparações, tendências.

Comunicação: técnicas de apresentação oral, escrita (artigos, relatórios, posters, propostas); softwares.

Desenvolvimento e discussão de proposta de projecto valorizando as diversas dimensões do tema em termos de sustentabilidade, com justificação, objectivos a atingir e conhecimento actual; inclui estado da arte, fases e metodos para atingir os objectivos, orçamentação.

Em cada edição haverá intervenções de docentes ou outros elementos externos sobre os tópicos das propostas contribuindo para o desenvolvimentos destas.

Métodos de Ensino

Actividades online na plataforma MOODLE e aulas presenciais (teórico-práticas)
Apresentação e discussão de uma proposta de projecto, escrita e apresentação com powerpoint

Bibliografia

Bardin, L. 2009. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70
Guerra, E.L.A. 2014 Manual de pesquisa qualitativa. Anima Educação, EaD.
Günther, H. 2003. Como Elaborar um Questionário (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, Nº 01). Brasília, DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental. URL: www.psiambiental.net/pdf/01Questionario.pdf
Johnson, B., Onwuegbuzie, A., & Turner, L. (2007). Toward a definition of mixed methods research. Journal of Mixed Methods Research 1(2): 112-133. http://mmr.sagepub.com/content/1/2/112
Mayring, P. (2000). Qualitative Content Analysis. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, 1(2), Art. 20, http://nbnresolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0002204
National Academy of Sciences, Engineering Medicine 2017. Communicating Science Effectively, A Research Agenda. DOI:https://doi.org/10.17226/23674
Reis ,E. et al. 2015. Estatística Aplicada I e II. Lisboa: Edições Sílabo.