2022
Sustentabilidade
Nome: Sustentabilidade
Cód.: PAO13410O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências do Ambiente e Ecologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning
Apresentação
Dimensões do desenvolvimento sustentável e suas complexidades práticas. Viver dentro dos limites ambientais, numa sociedade saudável e justa que satisfaça as necessidades bem-estar de todos os humanos e mais que humanos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecimento das várias dimensões do desenvolvimento sustentável e suas complexidades práticas. O desenvolvimento alterou profundamente o nosso planeta. Evitar acções de consequências negativas para a ecosfera e viver de acordo com os limites ambientais é um dos princípios centrais do desenvolvimento sustentável, mas os objectivos deste vão muito para além das questões ambientais. Trata-se também de assegurar uma sociedade forte, saudável e justa, isto é, satisfazer as necessidades de todas as pessoas, presente e futuras, promovendo o bem-estar, a coesão social e criando igualdade de oportunidades.
Conteúdos Programáticos
Sustentabilidade e Desenvolvimento sustentável - conceitos, ideias e marcos
Sustentabilidade: ambiental, social, económica, política
Problemas ambientais: desenvolvimento, natureza e ambiente; pegada ecológica
Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os problemas nos países trópicais e os programas da ONU.
População e desenvolvimento: história da população humana fases, transições.
Explosões e implosões populacionais; contextos e transições demográficas; estadios culturais, valores e taxas vitais; mentalidade pró-natalista e anti-natalista; nível de desenvolvimento, questões de género e natalidade
Os direitos humanos.
Questões sociais: governança, representatividade e distância governo-cidadão, emprego, pobreza, desigualdades
As dificuldades do desenvolvimento sustentado nas regiões não desenvolvidas. Índices de bem-estar e de felicidade
Modelos de sociedade e de desenvolvimento. O global e o local. Visões de futuro. Utopias e distopias. O papel das elites.
Sustentabilidade: ambiental, social, económica, política
Problemas ambientais: desenvolvimento, natureza e ambiente; pegada ecológica
Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os problemas nos países trópicais e os programas da ONU.
População e desenvolvimento: história da população humana fases, transições.
Explosões e implosões populacionais; contextos e transições demográficas; estadios culturais, valores e taxas vitais; mentalidade pró-natalista e anti-natalista; nível de desenvolvimento, questões de género e natalidade
Os direitos humanos.
Questões sociais: governança, representatividade e distância governo-cidadão, emprego, pobreza, desigualdades
As dificuldades do desenvolvimento sustentado nas regiões não desenvolvidas. Índices de bem-estar e de felicidade
Modelos de sociedade e de desenvolvimento. O global e o local. Visões de futuro. Utopias e distopias. O papel das elites.
Métodos de Ensino
Em termos genéricos, privilegia-se uma abordagem eminentemente aplicada e integradora das temáticas em contexto, estimulando-se a participação ativa dos estudantes através de apresentações e debates regulares
Os sumários, programa e bibliografia, serão disponibilizados no SIIUE e na plataforma de e-learning da universidade
As docentes da disciplina indicarão no início do ano duas horas semanais dedicadas ao trabalho tutorial, a fim de acompanhar os alunos, esclarecer dúvidas e dar sugestões bibliográficas para realização dos trabalhos programados, podendo os alunos também utilizar o seu correio electrónico.
Avaliação contínua:
Trabalho de grupo/individual - 40%
Frequência - 50%
Assiduidade - 10%
Avaliação final
Exame - 100%
Os sumários, programa e bibliografia, serão disponibilizados no SIIUE e na plataforma de e-learning da universidade
As docentes da disciplina indicarão no início do ano duas horas semanais dedicadas ao trabalho tutorial, a fim de acompanhar os alunos, esclarecer dúvidas e dar sugestões bibliográficas para realização dos trabalhos programados, podendo os alunos também utilizar o seu correio electrónico.
Avaliação contínua:
Trabalho de grupo/individual - 40%
Frequência - 50%
Assiduidade - 10%
Avaliação final
Exame - 100%
Bibliografia
Bernardo, J.M. 2010. Global crisis and the uncertain future. In Pires I.M., Gibert M., Hens L. (eds.) Studies in Human Ecology. Publ House for Science and Technology, 68-99.
Ewing B. et al. 2010. The Ecological Footprint Atlas 2010. Oakland: Global Footprint
Nazareth J.M. 2004 Demografia, a ciência da população. Lisboa: Presença.
UNEP Earthwatch Small Island Environmental Management http://islands.unep.ch/siem.htm
Montgomery K. 2000. The demographic transition. Wausau: UW
http://www.marathon.uwc.edu/geography/demotrans/demtran.htm
United Nations, Dep Economic and Social Affairs, Population Division 2017. World Population Prospects: The 2017 Revision, Data Booklet. ST/ESA/SER.A/401.
United Nations 2015. The Millenium Development Goals Report. N.Y.:United Nations
World Bank 2008. World Development Indicators, World Bank, Washington.
United Nations, Dep Economic and Social Affairs, Population Division 2017. Population Facts No. 2017/3: The end of high fertility is near.
Ewing B. et al. 2010. The Ecological Footprint Atlas 2010. Oakland: Global Footprint
Nazareth J.M. 2004 Demografia, a ciência da população. Lisboa: Presença.
UNEP Earthwatch Small Island Environmental Management http://islands.unep.ch/siem.htm
Montgomery K. 2000. The demographic transition. Wausau: UW
http://www.marathon.uwc.edu/geography/demotrans/demtran.htm
United Nations, Dep Economic and Social Affairs, Population Division 2017. World Population Prospects: The 2017 Revision, Data Booklet. ST/ESA/SER.A/401.
United Nations 2015. The Millenium Development Goals Report. N.Y.:United Nations
World Bank 2008. World Development Indicators, World Bank, Washington.
United Nations, Dep Economic and Social Affairs, Population Division 2017. Population Facts No. 2017/3: The end of high fertility is near.
Equipa Docente
- Maria Antónia Pacheco Ilhéu [responsável]
- Rute Sousa Matos