2024

Fundamentos de Aeronáutica

Nome: Fundamentos de Aeronáutica
Cód.: FIS13016O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Engenharia Aeroespacial

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo global do módulo é fornecer conhecimento geral das partes constituintes de uma aeronave e dos princípios de voo. Objetivos específicos a alcançar são:
- Ter um conhecimento breve da história da aviação incluindo as evoluções tecnológicas.
- Conhecer a morfologia de um avião nomeadamente as partes constituintes, funções e geometria.
- Conhecer as forças aplicadas a uma aeronave (peso, sustentação e arrasto, tração). Massa e centragem de uma aeronave.
- Conhecer os sistemas de propulsão de aeronaves, assim como o sistema de combustível. Unidade APU
- Conhecer os principais sistemas de uma aeronave: controlo de voo; hidráulico; elétrico; trem de aterragem.
- Conhecer os principais instrumentos de voo: os seis instrumentos; sistema Pitot/Estática e instrumentos giroscópicos.

Conteúdos Programáticos

1 - Breve história da aviação.
2 - Morfologia do avião: partes constituintes, funções e geometria.
3 - Forças e movimentos: peso; sustentação; arrasto; tração. Movimentos do avião e superfícies de controlo.
4 - Massa e centragem.
5 - Propulsão: motores de aeronaves; sistema de combustível; unidade APU.
6 - Controlo de voo e sistemas (controlo de voo, sistema hidráulico, trem de aterragem).
7 - Instrumentos principais de voo: Seis Instrumentos; Sistema Pitot/Estática e instrumentos giroscópicos.

Métodos de Ensino

METODOLOGIA
- Transmissão de conhecimentos em aulas teórico-práticas com apresentação de conceitos, exemplos e estudos de caso.
- Consolidação de conceitos com recurso ao simulador de voo da ESTSetúbal/IPS
- Contacto com a indústria nacional de aeronáutica através de visitas de estudo e seminários.
Avaliação distribuída com exame final.

AVALIAÇÃO
A avaliação é constituída por um teste (T) e um trabalho (TR). A nota final (NF) é dada por: NF=0,6T+0,4TR. A nota do teste não pode ser menor que 7. A nota final, NF, tem que ser maior ou igual a 9,5.

Bibliografia

1. Airplane Flying Handbook (FAA-H-8083-3B), 2016, U.S. Department of Transportation, FAA
2. David G. Hull, Fundamentals of Airplane Flight Mechanics, Springer, ISBN-10 3-540-46571-5