2024

Métodos e Técnicas de Análise em Serviços de Saúde

Nome: Métodos e Técnicas de Análise em Serviços de Saúde
Cód.: GES11054O
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Pretende-se proporcionar aos alunos a aprendizagem das principais abordagens teórico-metodológicas e perspetivas de análise de dados aplicados aos estudos das problemáticas dos serviços de saúde

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O principal objectivo desta unidade curricular é proporcionar aos alunos a aprendizagem das principais abordagens teórico-metodológicas e perspetivas de análise de dados aplicados aos estudos das problemáticas dos serviços de saúde;


Para além disso, visa-se ainda contribuir para o desenvolvimento de capacidades de análise e interpretação de dados, resultantes da investigação sobre os fenómenos e problemas na área dos serviços de saúde.


 


No termo das sessões de ensino e aprendizagem, os alunos devem ter adquirido as seguintes competências:


- Compreensão do processo de investigação;


- Conhecimento das principais abordagens metodológicas aplicadas ao estudo dos serviços de saúde;


- Conhecimento dos princípios práticos da análise de tratamento de dados;


- Conhecimento dos pressupostos da comunicação dos resultados duma investigação aplicada.


 


 


Ao longo da leccionação, serão privilegiados os meios informáticos, nomeadamente o Software Estatístico SPSS e o Excel.

Conteúdos Programáticos

 


1- Fundamentos metodológicos da investigação científica.


 


2- Métodos e Técnicas Quantitativas


2.1– Pressupostos da análise quantitativa


2.2 - Métodos experimentais


  2.3 – Sondagens


  2.4 – Análise de dados quantitativos


2.4.1- Estatística descritiva e inferencial


      2.4.2 - Estatística multivariada: análise de clusters


 


3- Métodos e Técnicas Qualitativas


3.1   – Pressupostos da análise qualitativa: entre a compreensão e a explicação


3.2   – A natureza das entrevistas


3.3   – Histórias de vida e Estudos de Caso


3.4   – Notas breves sobre a análise de conteúdo


 


4- Comunicação científica dos resultados da investigação


5- Estudos aplicados aos serviços de saúde


 


 

Métodos de Ensino

Principais linhas metodológicas do ensino-aprendizagem


I. Exposição oral, com recurso às tecnologias de informação e comunicação, artigos de investigação, textos em revistas da especialidade    


II. Exercícios práticos em sala de aula.


III. Exercício de trabalho fora de aula (Trabalho de Grupo) ou ministradas através do sistema e-learning (moodle-uevora).


IV. Estudos de caso.


AVALIAÇÃO


I. Realização de trabalho individual sobre um tema do programa

Avaliação

Por se tratar de uma unidade curricular com componente teórica e prática, a dinâmica de ensino-aprendizagem assentará numa componente muito significativa de exercícios práticos (realizados individualmente e em grupo) por forma a que aprendizagem permita o processamento e aplicação dos conceitos essenciais para o domínio dos métodos, técnicas e ferramentas aplicadas à investigação nos serviços de saúde.


 


A avaliação da disciplina terá como base a realização de um trabalho individual e/ou de grupo (com um peso de 100%), cuja data de entrega é dia 16 de Janeiro de 2016. Para aprovação ou melhoria de nota na disciplina existe ainda a possibilidade de realização de exame de recurso no dia 30 de Janeiro de 2016.

Bibliografia

A bibliografia recomendada não pretende ser completa, dada a vasta quantidade de livros que cobrem as matérias de métodos de pesquisa. São aqui indicados alguns livros considerados importantes para a disciplina.


 


·         Bardin, Laurence (1977). Análise de Conteúdo, Presença, Lisboa


·         Bowling, Ann. (2011). Research methods in health: investigating health and health services. Open University Press, London


·         Dezin, Norinan K. et al. (1994).Handbook of Qualitative Research, Sage Publication, London


·         Foddy, William (1996). Como Perguntar – Teoria e Prática da construção de perguntasemEntrevistas e Questionários, CeltaEditora, Oeiras


·         Hair, J.F. Jr., Black, W.C., Babin, B.J., Anderson, R.E. &Tatham, R.L. (2005). Multivariate data analysis. 6th Ed., Prentice Hall


·         Newbold, P. (2009). Statistics for business and Economics, 7th Edition,Prentice-Hall


·         Poirier, Jean etal. (1995). Histórias de Vida – Teoria e Prática, CeltaEditora, Oeiras


·         Reis, Elizabeth (2001). Estatística Aplicada – Vol. 2, Edições Sílabo, Lisboa


·         Ross, Tracy (2012). A Survival Guide for Health Research Methods. McGraw-Hill, Open University Press


·         Yin, Robert K. (2008). Case Study Research: Design and Methods. 4th Ed., Sage Publications Inc., Applied Social Research Methods Series


 


 


Para além da bibliografia recomendada, serão disponibilizados aos alunos alguns apontamentos de apoio e notas das aulas.